Ministério da Fazenda

Juiz manda sem-terra desocuparem prédio do governo

Autor

11 de agosto de 2009, 18h54

O juiz federal Alaor Piacini, da 1ª Vara Federal do Disitrito Federal, determinou a reintegração de posse do prédio do Ministério da Fazenda. A portaria do prédio está ocupada por manifestantes sem-terra desde as 9h20 desta terça-feira (11/8), segundo a Agência Brasil.

O juiz foi acionado pela Advocacia-Geral da União. Segundo o Comando da Polícia Militar do Distrito Federal, os policiais darão um tempo para que os militantes se retirem pacificamente. Por volta das 16 horas, os sem-terra haviam anunciado que deixariam o prédio caso a Justiça determinasse a saída deles. Desde a manhã desta terça-feira (11/8), os manifestantes distribuem manifesto em que pedem o desbloqueio de R$ 800 milhões do orçamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para este ano.

Os manifestantes também querem a convocação de uma reunião de ministros da área econômica com o objetivo de discutir a destinação de verbas para a reforma agrária. Eles haviam bloqueado o acesso ao Ministério e nenhum funcionário conseguia entrar no prédio ou deixar o local.

O MST informou que os sem-terra estão concentrados em frente ao Ministério da Fazenda porque o movimento acredita que o ministro Guido Mantega é o responsável pelo remanejamento de verbas do orçamento, incluindo os recursos destinados à reforma agrária. Segundo a Polícia Militar, cerca de 4 mil trabalhadores rurais participam do ato na Esplanada. Para os seguranças do Ministério da Fazenda, no entnato, o número de sem-terra em frente ao prédio é bem menor.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!