Rede de energia

Aneel adia decisão sobre novo acesso à internet

Autor

11 de agosto de 2009, 19h10

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá decidir na próxima semana sobre o uso da rede de energia elétrica para a transmissão de internet em banda larga, segundo a Agência Brasil. A Aneel havia marcado a apreciação do assunto para esta terça-feira (11/8), mas recebeu pedido de adiamento do relator, que quer mais tempo para examinar os detalhes.

A tecnologia permitirá uma agilidade do serviço muito acima do padrão original dos computadores, limitada a 56 quilobites por segundo Atualmente, a maioria dos serviços de banda larga oferece velocidade a partir de 300 kb/s. A nova alternativa já foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em abril.

De acordo com áreas técnicas da Aneel, a transmissão em banda larga pelo sistema de energia elétrica não provocará interferências entre os dois serviços, uma vez que cada um trabalha com sua frequência própria. A estimativa das duas agências reguladoras é de que a medida viabilizará a disseminação do uso de banda larga para transmissão de internet, uma vez que a rede de energia elétrica envolve uma estrutura já existente.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!