STJ virtual

Tribunais inauguram remessa de processo digital

Autor

8 de agosto de 2009, 2h06

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife, e o Tribunal de Justiça de Pernambuco inauguraram a remessa de processos digitalizados ao Superior Tribunal de Justiça. Em menos de um minuto, foram enviados cinco agravos e um recurso especial do TRF-5 para o STJ. No TJ pernambucano, foram remetidos quatro agravos de instrumento, três cíveis e um criminal, eletronicamente.

Juntos, os dois tribunais encaminharam neste ano ao STJ, em média, 316 processos por mês. A previsão do STJ é que, até o final de setembro, 20 tribunais passem a encaminhar seus processos eletronicamente à Corte.

O presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, prestigiou a inauguração do sistema nos dois tribunais. “Quando concluir o processo de digitalização, o STJ será o primeiro Tribunal do mundo a eliminar o papel. O sistema utilizado foi criado por técnicos do STJ e está sendo disponibilizado para qualquer tribunal, não só do Brasil, mas do mundo que tenha interesse no projeto”, afirmou.

“Além do benefício ao meio ambiente provocado pela eliminação do papel, a remessa virtual possibilita a redução de tempo e espaço”, afirmou o presidente do TRF-5, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!