Consultor Jurídico

Comentários de leitores

5 comentários

Ciência quando interessa, o Brasil gasta muito para espionar

Ramiro. (Advogado Autônomo - Criminal)

Para espionar contribuintes, sem alarde para não suscitar questionamento jurídicos da legaldidade, um supercomputador com capacidade de processamento de analisar contas da população do Brasil e metade da Europa ao mesmo tempo vai varrendo todas as contas bancárias do Brasil
http://www.intersystem.com.br/noticias.asp?codigo=409
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u101359.shtml
http://www.contabilestoril.com.br/pdf/trex.pdf
Agora investir em ciência forense na persecução criminal, "melhor as trevas".

Para onde vamos com certas falácias de dispersão?

Ramiro. (Advogado Autônomo - Criminal)

Para onde vamos? A prevalecer alguns argumentos, exaltemos o Juiz Fausto De Sanctis, e digamos para o FBI fechar os laboratórios de Ciências Forenses deles, e que comecem a pressionar as Cortes Americanas a aceitar a fé pública que eles tem, pois a perícia só atrapalha, cada perito só diz o que quer, e esqueçamos na fonética forense da análise espectral do ruído de fundo, da análise espectral de voz, e outras técnicas replicáveis, absolutamente replicáveis, como soi de acontecer com o que tem bases científicas, e para infirmar, um laudo oficial tem de atacar as bases metodológicas com igual eficiência técnica, domínio dos fundamentos científicos. Ah, alegar fé pública é mais fácil.
http://www.fbi.gov/hq/lab/labhome.htm
http://www.fbi.gov/hq/lab/html/qdu1.htm
http://www.fbi.gov/hq/lab/html/mdnau1.htm
http://www.fbi.gov/hq/lab/html/cterror1.htm
http://www.fbi.gov/hq/lab/html/ipgu1.htm
A propósito, o caso PC Farias queimou o filme do Badan Palhares, por que o grupo de Medicina Legal da USP, usando técnicas científicas, demonstrou que o laudo do caso estava, digamos, "mal construído".

VAI UM LAUDO PERICIAL, AÍ?.

Cláudio João (Outros - Empresarial)

Amigos: vamos usar granu salis nessa questão. Quando uma pessoa está realmente encrencada, ela contrata um perito para descontituir a prova. No outro lado, provavelmente, estará outro perito, com posição exatamente contrária. Se a análise inicial foi do X, a contra-prova será do Y e vice-versa. Sabemos que nessa área pericial pululam pouquíssimas notoriedades. Como você poderá alegar inocência, diante de uma gravação telefonica, interceptada por ordem judicial, senão pela manipulação indevida da prova? E, lembremo-nos dos casos do PC Farias, do casal Nardoni e outros "quetais", para entender que nessa hora quem paga, leva. E isso não deve faltar aos interessados, pela profícua atuação política nesses últimos 40 anos.

Vamos acabar com a falácia?

Ramiro. (Advogado Autônomo - Criminal)

Vamos acabar com a falácia de que não é fácil montar uma escuta?
Vamos lá, divulgar sites da internet não é crime.
O sujeito vai no site abaixo
http://www.sonycreativesoftware.com/download/trials/acidpro
E para tornar definitiva a coisa?
http://www.cracksearchengine.net/
Se o computador não for seu, e não tiver medo de pegar um vírus, ao estilo uma nova variante do vondu, muito provavelmente vai achar um crack que vai validar a versão trial para se tornar uma versão "original", "legitima", ou sem ironia, de funcionamento permanente.
Eu particularmente não tenho o ACID PRO, mas já vi o suficiente do que esse programa pode fazer.
A PF e MPF vão sempre alegar "fé-pública", como fé pública alegavam os inquisidores para negar Copérnico e Galileu. E fato, a Igreja Católica precisou chegar aos anos 80 do século XX para oficialmente admitir que estava errada, que a Terra não era plana, mas que "os inquisidores cometeram um pequeno erro de avaliação subjetiva".
Fato, tem acórdão do STJ dizendo que se a Lei das escutas não diz que haja perícia, não tem de haver perícia. Ao que se contrapõe um artigo de Paulo Rangel do MPRJ, afirmando que a interpretação gramatical da lei é a mais primitiva de todas as ferramentas hermenêuticas, e defende o direito do réu ter perícia da gravação que o acusa. O Princípio da Verdade Real não pode ser infirmado no Processo Penal por interpretações paleo positivistas gramaticais da Lei, salvo para alguns magistrados e membros dos Parquets que falam em "deveres fundamentais" para infirmar as já positivadas garantias fundamentais de um processo penal científico, lícito.

COISA QUE EU ACREDITAVA NESSE PAÍS É NA POLICIA FEDERAL...

Luiz P. Carlos (((ô''ô))) (Comerciante)

Isso esta acontecendo, porque não tem mais PAULO(S) LACERDA nessa instituição. Tem muito Tuma que abandona a carreira pra virar politico, outros que viram Secretario de Segurança, etc.
*
Tem tambem aquele problema da falta de autonomia e da independencia. Lembro-me do mensalão quando a FEDERAL entrou no Ministerio da Jusiça e ou no Banco Central e quis vasculhar alguns documentos, e o Ministro Presidente à época, retrucou... - Se abrirmos os computadores dos Fundos e do Banco Central o País vai ficar ingovernável...! A Policia Federal pegou o chapeu e foi embora.

Comentar

Comentários encerrados em 10/08/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.