Suspeita de fraude

PF faz busca em escritório contábil em Brasília

Autor

29 de abril de 2009, 19h09

Uma operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Receita Federal do Brasil acarretou a busca e apreensão em um escritório contábil de Brasília. O escritório é suspeito de comandar esquema de fraudes em Declarações de Imposto de Renda das Pessoas Físicas. As instituições estimam que as fraudes tenham ocasionado perdas de R$ 34 milhões para os cofres públicos nos últimos cinco anos.

Segundo a Receita, os responsáveis pelo escritório se intitulavam assessores tributários e prometiam ampliar o valor das restituições dos contribuintes ou diminuir o valor do imposto a pagar. Para fazer isso, diz a Receita, inseriam informações falsas nas declarações dos contribuintes.

De acordo com a Receita, o escritório cobrava R$ 150 por atendimento e, posteriormente, 20% do valor efetivamente restituído. Entre os beneficiários, diz, estão servidores públicos de diversos órgãos.

A Receita Federal informou que vai intimar os contribuintes que se favoreceram do esquema para comprovar as informações declaradas ao Fisco. Caso os dados não sejam comprovados, poderá haver o lançamento do imposto e multa, sendo que esta poderá chegar a 225% do imposto omitido, além de estarem sujeitos às sanções penais relativas. Segundo a Receita, outros grupos estão sendo monitorados e também serão alvos de procedimentos fiscais. *Com informações da Assessoria de Imprensa da Receita Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!