Consultor Jurídico

TJ paulista condena homem por abuso sexual de enteados

11 de abril de 2009, 8h20

Por Fernando Porfírio

imprimir

Um homem da cidade de Conchas, no interior de São Paulo, foi condenado a 22 anos e seis meses de detenção por estupro e abuso sexual. A pena será cumprida em regime inicial fechado. Os crimes foram cometidos contra duas crianças, enteadas do acusado. Ele responde a outro processo por atentado violento ao pudor contra a própria filha. A decisão é do Tribunal de Justiça paulista. Cabe recurso.

A 2ª Vara Judicial de Conchas condenou o homem a 23 anos e nove meses de reclusão. Insatisfeita, a defesa bateu às portas do TJ paulista clamando absolvição, com o argumento de fragilidade da prova. Ainda pediu a inépcia da denúncia. Sustentou a tese de que o documento não descreve a data dos fatos e a nulidade da sentença por falta de fundamentação no quesito de elevação da pena.

O Ministério Público também sustentou recurso para modificação da sentença de primeiro grau. A Procuradoria de Justiça pediu a aplicação da Lei dos Crimes Hediondos (Lei nº 8.072/90), que prevê o aumento de metade da pena estabelecida no Código Penal para estes tipos de delitos. Ainda pediu que fosse reconhecida a prática de mais um atentado violento ao pudor contra as duas crianças, todos em continuidade delitiva.

A 3ª Câmara Criminal do TJ paulista, por votação unânime, negou os pedidos formulados pelo Ministério Público. A turma julgadora entendeu corretas as penas para os dois crimes de abuso sexual, mas considerou severo o castigo de oito anos e nove meses para o estupro contra a garota. A solução encontrada pelos desembargadores foi reduzir o castigo pelo estupro para o mínimo (de sete anos) previsto na lei.

O juiz de primeiro grau estabeleceu a pena de estupro em mais de oito anos com o argumento das conseqüências do delito. De acordo com o magistrado, o estupro seria “uma experiência demasiadamente traumática, que causa seqüelas indeléveis pela ação do tempo”.

O caso

Os crimes ocorreram entre junho de 2004 e março de 2005, quando o homem foi preso em flagrante. O acusado, pai de dois filhos, constrangeu por diversas vezes um casal de enteados que morava com ele. Ele exigia das crianças, mediante violência e grave ameaça, que praticassem atos libidinosos. Ainda de acordo com a denúncia, o padrasto estuprou a menina.

O padrasto nega as acusações. E diz que as crianças estão fazendo a incriminação a mando da mãe, que pretende ficar com o imóvel onde a família morava. A perícia médica concluiu que a menina foi deflorada, mas o homem nega o estupro. A filha dele, também criança, disse em depoimento que o pai estava constantemente bêbado, brigava com todos e que assediava os irmãos.

“Em crimes contra os costumes, em que não há testemunhas presenciais e que, muitas vezes, não deixam vestígios, a palavra da vítima é de suma importância e, quando corroborada pelos demais elementos do processo, é suficiente para embasar o decreto condenatório”, afirmou o desembargador Alberto Mariz de Oliveira, relator do recurso.