Militar gay

Sargento gay é preso novamente por falta disciplinar

Autor

30 de setembro de 2008, 21h55

O sargento do Exército Laci de Araújo foi detido nesta terça-feira (30/9) em Brasília, acusado de transgressão disciplinar. Segundo o Exército, ele está preso por deserção, por ter deixado o quartel onde servia em Brasília e viajado a Natal, em 2007, sem autorização do comandante.

O ex-sargento do Exército Fernando Alcântara, companheiro de Araújo, tem uma outra versão para a punição: a prisão foi motivada por uma outra viagem também não autorizada, em junho desse ano, para São Paulo, quando os dois deram uma entrevista à revista Época assumindo que mantinham um relacionamento gay.

Segundo Alcântara, Araújo foi preso por volta das 13h30 após ser informado da sentença que o condenou a seis meses de prisão por deserção. A decisão foi tomada pela Justiça Militar no dia 23 de setembro. Ele recorreria em liberdade. Araújo foi levado ao Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), onde ficará detido.

Segundo o Comando Militar do Planalto, Araújo ficará preso por quatro dias por ter viajado para Natal. O Exército diz também que ele ainda deverá cumprir mais três dias de prisão, relativos à condenação por deserção. A pena é de seis meses: 60 dias em regime fechado (dos quais ele já cumpriu 57) e 120 dias em regime aberto.

O Comando Militar afirma que Araújo ainda tem outras “pendências disciplinares”, que “serão aplicadas a juízo de seu comandante.”

Caso

Laci de Araújo disse para a revista Época, em maio, que mantém um relacionamento de mais de 10 anos com o então colega de Exército Fernando Alcântara. Logo após a entrevista, ambos foram presos. Alcântara respondeu processo administrativo por aparecer na TV com o uniforme alterado. Em seguida, ele pediu baixa do Exército, livrando-se de outras punições disciplinares.

Já o sargento Laci Araújo ficou preso durante 57 dias em um quartel de Brasília, sendo libertado por força de um Habeas Corpus do Supremo Tribunal Federal. Ele nega que seja desertor. Laci alegou que não voltou ao trabalho porque estava com problemas de saúde.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!