Mercado Jurídico

Mercado: Advogadas lideram ranking na área de Comércio Exterior

Autor

26 de setembro de 2008, 0h00

No ranking de melhores advogados na área de Comércio Exterior no Brasil, as mulheres estão entre as mais citadas. De acordo com a edição 2008 da publicação inglesa Who’s Who Legal, Cinthia Battilani, do Demarest e Almeida Advogados, está entre as privilegiadas e maiores especialistas no setor.

Ana Caetano trabalhou durante muito tempo no governo americano. Quando voltou ao Brasil foi disputada por alguns escritórios e decidiu ficar no Veirano Advogados. Foi ela quem criou a área de Comércio Exterior na banca, a primeira brasileira a atuar na Organização Mundial do Comércio. Ana é reconhecida pelo trabalho que desenvolve na OMC.

Leonor Cordovil, do escritório Barcellos Tucunduva Advogados, especialista em acordos bilaterais e multilaterais, também está entre as melhores, de acordo com a pesquisa. O Felsberg Pedretti Mannrich e Aidar Advogados e Consultores Legais foi representado pela advogada Carolina Saldanha na publicação.

Capacitação profissional

A tributarista Manoela Floret Silva Xavier, do Siqueira Castro Advogados, foi a primeira brasileira a ser convidada pela International Fiscal Association para participar do programa de pesquisa e análise de temas de Direito Tributário Internacional e Comparativo, com foco na União Européia. A entidade tem sede na Holanda e é reconhecida pela atuação na área tributária. Ela é mestre em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Viena. O intercâmbio faz parte do Programa de Capacitação Profissional do escritório.

Direito do Trabalho

A Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo comemora 30 anos de fundação em 2008. A festa acontece na sexta-feira (26/9), com uma homenagem aos 17 advogados que passaram pela sua presidência. Defesa de prerrogativas da classe e troca de idéias para a evolução do Direito do Trabalho durante as três décadas são iniciativas celebradas pela classe. O primeiro presidente da entidade, Agenor Barreto Parente, vai abrir a cerimônia.

Marketing direto

A edição 2008 da Feira Multisetorial da Micro e Pequena Empresa, em Caxias do Sul (RS), traz uma inovação: um stand do escritório Abdo Advogados. De sexta-feira (26/9) a domingo (28/9), a banca vai levar aos interessados informações sobre a sua estrutura de atendimento e, principalmente, das áreas em que é especializado e pode dar assistência jurídica. Além disso, advogados do escritório oferecerão workshops. A previsão é de 60 mil visitantes em três dias de feira.

Mercado de Resseguros

O escritório Olimpio de Azevedo abriu um departamento exclusivo para atuar na área de resseguros. De olho no aquecimento do mercado, a banca contratou o advogado Márcio N. Baeta, ex-diretor do IRB-Brasil Re, para coordenar a equipe.

Pelas sociedades

*** Maria A. Pellegrina, desembargadora aposentada, é agora consultora jurídica na área trabalhista e previdenciária do Opice Blum Advogados. Levantamento feito pelo escritório demonstra que nos últimos cinco anos subiu significativamente o número de casos de conflitos em empresas e funcionários por conta do mau uso das ferramentas de trabalho que usam meios informatizados. Os principais problemas estão relacionados ao vazamento de informações confidenciais, ofensas contra empregados ou contra a própria empresa, proferidas em sites de relacionamento ou propagadas por e-mails, acessos ilegais.

*** Gustavo Viseu, sócio do escritório Viseu, Cunha & Oricchio, é o novo integrante da Comissão de Precatórios da OAB-SP. Há 15 anos ele atua nessa área. A idéia é criar propostas de solução para a falta de pagamento dos precatórios pelo estado. Viseu é mestre em Direito pela Universidade de Boston, com foco em litígios privados e públicos.

*** O Instituto de Pós-Graduação acaba de contratar a juíza da 4ª Vara de Família do Paraná, Joeci Machado Camargo, para integrar a equipe de mestres e doutores. A juíza será uma das professoras do curso de pós-graduação em Direito de Família Civil e Constitucional, que começa em outubro.

Texto alterado às 15h24, de 26 de setembro de 2008, para correção de informação.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!