Jogo de azar

MPF paulista pede para RedeTV! não transmitir mais o GamePlay

Autor

23 de setembro de 2008, 14h01

O Ministério Público Federal em São Paulo recomendou, nesta terça-feira (23/9), que a Rede TV! e a Action Media não produzam nem transmitam mais o programa GamePlay, exibido de segunda-feira a sábado na emissora. O MPF deu prazo de 10 dias, a partir da intimação, para que a emissora e a produtora respondam à Recomendação.

A apresentadora do GamePlay estimula os telespectadores a ligar para um número de telefone no estado do Paraná para que tentem participar ao vivo do programa. Não há garantia que, ao telefonar, o telespectador participará da atração no ar, já que ele passa antes por uma bateria de perguntas até que chegue a falar diretamente com a apresentadora.

“O jogo GamePlay ignora a figura do telespectador e centraliza-se na do apostador ou participante”,afirmou o procurador da República Márcio Schusterschitz da Silva Araújo, autor da recomendação.

De acordo com o procurador, o objetivo do programa é a arrecadação comercial, já que para participar do GamePlay o telespectador deve fazer uma ligação telefônica no valor de um interurbano. “A finalidade do serviço público de telefonia não pode ser desviada para fazer cobrança no interesse de promotora de jogo de azar”, destacou.

Schusterschitz considera que o programa funciona como um jogo de azar, incitando os telespectadores a apostar, desviando a finalidade de serviço público da televisão. “O GamePlay não tem qualquer conteúdo comunicativo, valendo-se ilegitimamente de meio de comunicação social para convertê-lo simplesmente em uma relação comercial entre um participante com a empresa promotora do jogo”, concluiu.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!