Co-responsabilidade

Sócia gerente deve figurar em pólo passivo de ação de execução

Autor

18 de setembro de 2008, 11h28

Sócia gerente de empresa devedora deve ser mantida no pólo passivo da execução fiscal. O entendimento é da 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que negou recurso de uma executiva. Ela alegou ilegitimidade passiva para figurar em execução fiscal.

O ministro Teori Albino Zavascki, relator do caso, observou que o Tribunal de Justiça do Amazonas entendeu que a matéria demanda extensão do prazo legal para as partes provarem as alegações. Portanto, acatar o argumento da sócia gerente no sentido de que o objeto do recurso constitui matéria eminentemente de direito, faria necessária a apreciação da controvérsia pelo STJ. Segundo o ministro, isso demandaria o reexame de provas, o que é vedado na via do Recurso Especial a teor da Súmula 7 da Corte.

De acordo com o processo, a Fazenda Pública estadual entrou com a execução contra Mesbla Lojas de Departamentos S/A e outros, pedindo a cobrança de supostos débitos de ICMS provenientes de processos administrativos no período de agosto e setembro de 1999.

A sócia gerente, na qualidade de co-responsável, recebeu carta de citação pelo correio para que pagasse o débito, objeto da execução fiscal, ou garantisse o juízo sob pena de efetivação de penhora sobre seus bens.

Ela recorreu da decisão. Argumentou que, à época da constituição dos débitos fiscais, objeto da execução, ela não fazia mais parte da direção da empresa executada e que a inclusão do seu nome é ilegal pelo fato de que distingue a pessoa do diretor e a pessoa jurídica. Ela também juntou ao processo comunicação de renúncia ao cargo, bem como a ata da assembléia em que foi eleita para a diretoria da empresa e a ata da assembléia em que foi registrada a sua renúncia com a eleição de novos diretores. Além disso, alegou, a certidão de dívida ativa não faz qualquer menção ao seu nome.

Em primeira e segunda instâncias, a exceção de pré-executividade apresentada pela sócia gerente foi rejeitada. Os juízes entenderam que ela deveria ser mantida no pólo passivo da execução fiscal.

A sócia gerente recorreu ao STJ. Alegou violação do Código de Processo Civil, já que o Tribunal de Justiça do Amazonas não se manifestou acerca da existência de prova pré-constituída nos autos. Por fim, argumentou violação do Código Tributário Nacional, pois não restou comprovada a ocorrência de nenhuma das hipóteses ensejadoras do redirecionamento do executivo fiscal.

O ministro Zavascki afirmou que o TJ do Amazonas, de forma fundamentada, emitiu juízo acerca das questões necessárias para a solução da controvérsia. Para o ministro, a alegação da omissão do acórdão reflete mero inconformismo com os termos da decisão, não restando caracterizado o vício apontado.

REsp 1.040.823

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!