Consultor Jurídico

PF prende 18 pessoas em ação contra tráfico de drogas

12 de setembro de 2008, 22h43

Por Redação ConJur

imprimir

Dezoito pessoas foram presas pela Polícia Federal nessa sexta-feira, 12/9, na Operação Boi Branco, de combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo. A polícia afirma que a quadrilha movimentou mais de R$ 7 milhões em quatro meses. As informações são do site G1.

Um policial civil suspeito de passar à quadrilha informações sobre as barreiras policiais nas estradas foi preso com três quilos de cocaína. Segundo a Polícia Federal, 40% da cocaína apreendida no Brasil chega ao país por Mato Grosso. A pasta base usada na fabricação da droga sai da Bolívia e entra no Brasil pelas cidades de Cáceres e Pontes de Lacerda. “Do Brasil, saem veículos roubados em grande quantidade, que servem como moeda de troca pela droga”, diz o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Wanderley Munhoz.

A própria Polícia Federal reconhece que as apreensões feitas não chegam nem perto da quantidade de pasta base que passa livremente pelas estradas. Para o delegado Ciro Tadeu Moraes, é preciso alcançar os chefes do tráfico. “A gente não se contenta em prender a pessoa que está transportando a droga, mas procura encontrar as pessoas que compraram e estão fornecendo o produto”, afirma.