Consultor Jurídico

Comentários de leitores

16 comentários

A priori, o Tribunal de Ética extrapola as suas...

analucia (Bacharel - Família)

A priori, o Tribunal de Ética extrapola as suas atribuiçóes ao tratar deste tipo de tema. Lado outro, náo tem fiscalizado o fato de a Defensoria estar atendendo pessoas com capacidade financeira apta a pagar um advogado. A OAB náo tem um plano para os pequenos escritórios, pois controlada pelos grandes escritórios.

Os comentários acima são inoportunos, haja vist...

Giovannetti (Advogado Autônomo)

Os comentários acima são inoportunos, haja vista que não se noticiou o título de doutor ao advogado e sim a proibição do uso da expressão para fins políticos. Realmente o País não é sério, realmente a indiciplina impera, realmente há hiprocrísa no modo de governar, e realmente há falta de análise profunda nos julgamentos. O advogado não pode dizer em sua campanha que é Doutor, entretanto o "PADRE" ou ex "PADRE" pode. Esse País não é sério.

Doutor, só no Brasil. Serão doutores por usocap...

Regis (Professor Universitário - Dano Moral)

Doutor, só no Brasil. Serão doutores por usocapião ou usucapião como o dizem os puristas da língua?

Mesmo se tivesse concluído o mestrado caro Zerl...

Márcio (Advogado Autônomo)

Mesmo se tivesse concluído o mestrado caro Zerlottini (comentário abaixo), ainda assim vc não teria o título de Doutor...

Acontece que neste país, (des)governado por um ...

Zerlottini (Outros)

Acontece que neste país, (des)governado por um semi analfabeto, todos os que têm um diploma de nível superior se acham no direito de se intitular doutor. Ainda me lembro de quando aluguei uma casa, em Santa Luzia e o dono fez o contrato: "Contrato que entre si fazem o DR. "fulano de tal" e o SR. Francisco..." Eu me invoquei e disse a ele: "Meu chapa, DR. por DR. eu sou muito mais que você: eu pelo menos tinha aulas TODOS OS DIAS DA SEMANA e você só as tinha nos finais de semana". Pois o idiota o é tanto que mudou: "Contrato que entre si fazem o DR. "fulano" e o DR. Francisco..." Quer dizer, ele se recusou a abrir mão do DR. E, só pra encher o saco: era "ADEVOGADO", formado na Universidade Municipal de Itaúna. Ô paizinho!!! Francisco Alexandre Zerlottini. BH/MG. PS.: Não sou Dr., pois fiz os créditos de Mestrado e não fiz o trabalho prático.

Concordo que o título de Doutor deva acompanhar...

Leonardo Cedaro (Advogado Sócio de Escritório)

Concordo que o título de Doutor deva acompanhar aqueles que defenderam tese e, assim, se tornaram doutores, de fato. Todavia, o costume popular é de atribuir este pronome de tratamento aos advogados e médicos. Causa estranheza o fato de o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP refutar esta deferência aos advogados, quando, na própria ementa de seus julgados, seus relatores e revisores ainda "assinem" Dr. Fulano ou Dr. Cicrano...

A lei que criou os cursos jurídicos no Brasil p...

FARamos (Outro)

A lei que criou os cursos jurídicos no Brasil previa a concessão de 2 títulos: Bacharel e Doutor. LEI DE 11 DE AGOSTO DE 1827. Crêa dous Cursos de sciencias Juridicas e Sociaes, um na cidade de S. Paulo e outro na de Olinda. Dom Pedro Primeiro, por Graça de Deus e unanime acclamação dos povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpetuo do Brazil: Fazemos saber a todos os nossos subditos que a Assembléia Geral decretou, e nós queremos a Lei seguinte: Art. 1.º - Crear-se-ão dous Cursos de sciencias jurídicas e sociais, um na cidade de S. Paulo, e outro na de Olinda, e nelles no espaço de cinco annos, e em nove cadeiras, se ensinarão as matérias seguintes: ... Art. 9.º - Os que freqüentarem os cinco annos de qualquer dos Cursos, com approvação, conseguirão o gráo de Bachareis formados. Haverá tambem o grào de Doutor, que será conferido áquelles que se habilitarem som os requisitos que se especificarem nos Estatutos, que devem formar-se, e sò os que o obtiverem, poderão ser escolhidos para Lentes. ... Art. 11.º - O Governo crearà nas Cidades de S. Paulo, e Olinda, as cadeiras necessarias para os estudos preparatorios declarados no art. 8.º.

Doutor é quem tenha concluído Doutorado. Médic...

FARamos (Outro)

Doutor é quem tenha concluído Doutorado. Médico é bacharel em Ciências Médicas, salvo se tiver concluído MD. No Nordeste doutor é sinônimo de pinico, urinol ou "vê tudo", em razão da "visibilidade" que o utilitário doméstico, ora em desuso, tinha, privativo dos profissionais da Medicina e, é claro, do antigo equipamento para satisfação de necessidade fisiológica. Julgo oportuno que a referência à concessão de título seja alicerçada pela divulgação da data e do número do ato concessivo (diploma legal ou não), para não aparentar uma simples referência, sem possibilidade de ser checada a sua autenticidade, e, portanto, sem merecer credibilidade alguma.

Essa OAB sempre contra os advogados. E, médico ...

Roland Freisler (Advogado Autônomo)

Essa OAB sempre contra os advogados. E, médico pode usar o título de "doutor"???

Caro CARVALHO,, É que não existia a oab na épo...

futuka (Consultor)

Caro CARVALHO,, É que não existia a oab na época!rs

Prezado Sr. não tem-(Professor) : o que quer di...

acdinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)

Prezado Sr. não tem-(Professor) : o que quer dizer acedimicismo ? Essa eu não conheço. Obrigado, Professor. acdinamarco@aasp.org.br

Lamentável tal decisão da OAB. É sabido que o t...

CARVALHO (Advogado da União)

Lamentável tal decisão da OAB. É sabido que o título de pós-graduação stricto sensu, doutorado, pós-doutorado, phd, nada tem com o título criado no império. Essa notícia no mínimo revela falta de cultura dos julgadores.

Será que não há algo mais importante a ser feit...

não tem (Professor)

Será que não há algo mais importante a ser feito? Ora, ora, parece acedimicismo barato. Há muita coisa para a ética se preocupar.

ADVOGADO: DOUTOR POR EXCELÊNCIA O títul...

E. Coelho (Jornalista)

ADVOGADO: DOUTOR POR EXCELÊNCIA O título de doutor foi concedido aos advogados por Dom Pedro I, em 1827. Título este que não se confunde com o estabelecido pela Lei nº 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação), aferido e concedido pelas Universidades aos acadêmicos em geral. A Lei do Império de 11 de agosto de 1827: “ cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; dispõe sobre o título (grau) de doutor para o advogado”. A referida Lei possui origem legislativa no Alvará Régio editado por D. Maria I, a Pia (A Louca), de Portugal, que outorgou o tratamento de doutor aos bacharéis em direito e exercício regular da profissão, e nos Decreto Imperial (DIM), de 1º de agosto de 1825, pelo Chefe de Governo Dom Pedro Primeiro, e o Decreto 17874A de 09 de agosto de 1827 que: “Declara feriado o dia 11 de agosto de 1827”. Data em que se comemora o centenário da criação dos cursos jurídicos no Brasil. Os referidos documentos encontram-se microfilmados e disponíveis para pesquisa na encantadora Biblioteca Nacional, localizada na Cinelândia (Av. Rio Branco) – Rio de Janeiro/RJ.

Mais uma pérola da OAB: advogado não pode usar ...

E. Coelho (Jornalista)

Mais uma pérola da OAB: advogado não pode usar o título de "doutor" e nem dizer que é advogado! O título de doutor foi instituído por Dom Pedro I na data de 01.08.1825 através do DIM/1825 Decreto do Império que dispõe sobre o título de doutor para o advogado. Pelo que eu sei esse decreto não foi revogado. Qual o motivo que o advogado não pode dizer que é advogado? Será que a OAB não sabe que são os parlamentares que fazem as leis, então, seria muito bom termos muitos advogados no poder legislativo, quem sabe poderíamos ter leis melhores. Não vi nenhum outro órgão de classe dizer uma bobagem dessas, por exemplo que o engenheiro, o médico, o psicólogo, etc. não poder usar o título de doutor e tampouco ser obrigado a omitir a sua profissão. A OAB mais uma vez quer nivelar por baixo.

Claro que não, tem que se igualar aos analfabet...

Luiz P. Carlos (((ô''ô))) (Comerciante)

Claro que não, tem que se igualar aos analfabetos, milicianos e rabulas, caso contrario esses marionetes de politicos sabidões vão ficando pra traz e ai quem vai manipular uma pessoa mais esclarecida como um advogado, afinal é ante democratico as diferenças entre as categorias, ou fica todo mundo no mesmo patamar da republica, ou então não seja politico...

Comentar

Comentários encerrados em 18/09/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.