Justiça eleitoral

Fernando Gonçalves é eleito ministro efetivo do TSE

Autor

5 de setembro de 2008, 0h00

O ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, foi eleito de forma efetiva como ministro do Tribunal Superior Eleitoral nesta quinta-feira (4/9). A posse do novo ministro está marcada para a próxima terça-feira (9/9).

O STJ também elegeu a ministra Eliana Calmon como ministra substituta do TSE, enquanto o ministro Felix Fischer, na condição de ministro mais antigo do STJ, será o novo corregedor-geral eleitoral. A eleição de Fischer e sua posse ocorrerão também na próxima terça-feira (9/9), embora já esteja respondendo pela Corregedoria.

Perfil

O ministro Fernando Gonçalves é natural de Belo Horizonte (MG) e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como juiz, procurador da República, juiz federal substituto, juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e coordenador-geral da Justiça Federal.

Em junho de 1996, Fernando Gonçalves foi empossado ministro no STJ. Na Corte, o ministro presidiu a 6ª Turma no biênio 2000/2002. Atualmente, ele participa dos julgamentos colegiados da 4ª Turma, da 2ª Seção e da Corte Especial do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!