Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Duração do processo

OAB-MA reclama da produtividade da Justiça estadual no CNJ

A seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil apresentou, no dia 23 de outubro, reclamação ao Conselho Nacional Justiça contra a justiça do Maranhão. A entidade afirma que é necessário melhorar o funcionamento do judiciário e cobrar produtividade dos magistrados.

Os argumentos da OAB-MA são que juízes de algumas comarcas do interior do Maranhão cumprem expediente reduzido, de terça até quinta-feira; os da capital são encontrados por seis horas diárias e apenas na parte da manhã; a má distribuição de servidores e a estrutura inadequada do Fórum da capital.

A Ordem critica a Corregedoria-Geral de Justiça afirmando que faz pouca divulgação de relatórios e indicadores. E afirma que o Judiciário deveria buscar ações estruturais que possam melhorar o funcionamento da Justiça e a cobrança da produtividade dos juízes,‘‘uma das mazelas que vêm atormentando advogados e jurisdicionados’’.

O vice-presidente da OAB, Guilherme Zagallo, aponta no Diagnóstico da Justiça Maranhense que as varas ordinárias da Justiça Comum de primeira instância levam em média 5,4 anos para proferir suas sentenças. E para ele, a demora indica “a necessidade de melhorias urgentes na sistemática de funcionamento das varas ordinárias da Justiça Comum”.

Revista Consultor Jurídico, 31 de outubro de 2008, 18h19

Comentários de leitores

2 comentários

Que tal a OAB-MA tb investigar, até pq tem part...

Defensor Federal (Defensor Público Federal)

Que tal a OAB-MA tb investigar, até pq tem participação obrigatoria, os concursos pra Magistrado feitos pelo TJ-MA ??? Inclusive o que vai ser feito agora por um empresa completamente desconhecida.

Parabéns à OAB do Maranháo pela coragem, pois n...

analucia (Bacharel - Família)

Parabéns à OAB do Maranháo pela coragem, pois no Brasil é muito comum juiz com excesso de processo por causa da baixa produtividade, pois prolatam menos de cem sentenças por mës enquanto nos Estados Unidos prolatam, em média, sentenças por mËs.

Comentários encerrados em 08/11/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.