Direito da criança

Creches de São Paulo deverão funcionar ininterruptamente

Autor

28 de outubro de 2008, 18h17

As creches do município de São Paulo devem funcionar de forma contínua, sem fechamento para férias ou recesso. A determinação é da Vara da Infância e Juventude de São Miguel Paulista e atende pedido da Defensoria Pública do estado em Ação Civil Pública. De acordo a decisão, as creches além de “prover um início de educação às crianças de até 5 anos”, permitem que os pais “não tenham suas atividades laborais prejudicadas em razão da necessidade de cuidados com os filhos”.

A ação foi proposta no final de dezembro de 2007 por defensores públicos da Unidade de São Miguel Paulista, após a informação de que carentes ficariam sem creche entre as festas do final de ano e nas férias de janeiro.

Na ação, os defensores questionaram o fechamento das creches nesse período por violar a Constituição Federal e legislação vigente. Além disso, alegam eles, que se trata de um direito da criança e do pai e mãe trabalhadores e também é um serviço público essencial, o que o torna contínuo e ininterrupto.

A Vara da Infância e Juventude de São Miguel Paulista acolheu os argumentos da Defensoria e afirmou que a adoção pelo município do sistema de “plantão” de atendimento também caracteriza interrupção na prestação do serviço e não pode ser admitida.

Segundo o juiz, “não é razoável supor que somente 41 creches em toda a cidade sejam capazes de atender às quase 150 mil crianças que se utilizam deste serviço quando normalmente 1.124 creches prestam o serviço”. Em caso de descumprimento da determinação judicial caberá multa diária de R$ 10 mil. O município deve, ainda, pela determinação, promover a divulgação, nos meios de comunicação, de que os serviços não serão interrompidos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!