Mais tempo

Prefeito de Nova York poderá se candidatar a terceiro mandato

Autor

24 de outubro de 2008, 23h00

Em uma apertada votação, o Conselho Municipal de Nova York, nos Estados, equivalente às câmaras municipais, aprovou por 29 votos a favor contra 22 contra, a extensão do limite que estabelecia que nenhum prefeito ou funcionário público poderia permanecer em seu cargo por mais de dois mandatos consecutivos. A informação é do El país.

Com isso, o atual prefeito da cidade, o milionário Michael Bloomberg, poderá se candidatar ao terceiro mandato. “Hoje, a maioria do Conselho decidiu dar mais opções ao povo de Nova York nas eleições de 2009. Acredito que foi uma decisão correta”, disse Bloomberg, em nota.

A proposta, que precisava ser aprovada por, pelo menos, 26 conselheiros, dividiu NY e despertou duras críticas e um debate acalorado desde que foi anunciada, há três semanas.

A questão pode parar nos tribunais. Do lado de fora do Conselho, dezenas de pessoas se manifestaram contra a decisão e pode haver uma resposta dos tribunais, já que, em duas ocasiões, em 1993 e 1996, os cidadãos foram consultados e rechaçaram a idéia de ampliar o tempo pelo qual o prefeito pode permanecer no cargo.

Segundo o jornal, Bloomberg declarava-se democrata, mas passou ao Partido Republicano antes de ser eleito pela primeira vez em 2001. Em 2005, foi reeleito e um ano depois se declarou independente. Bloomberg argumenta ser a melhor pessoa para ficar à frente de Nova York em tempo de crise financeira e os efeitos que está provocando na economia.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!