Imagem disputada

PMDB de Salvador pode usar foto do Lula em folheto de campanha

Autor

24 de outubro de 2008, 15h18

Desde que seja na forma imprensa, partidos que disputam com o PT nas eleições municipais podem usar a imagem do presidente Lula. A restrição é válida apenas para a propaganda de rádio e televisão. O entendimento é do ministro Joaquim Barbosa, do Tribunal Superior Eleitoral.

Com a decisão o atual prefeito e candidato à reeleição em Salvador, João Henrique (PMDB), pode usar panfletos, banners, cartazes, faixas e placas.

A questão foi a julgamento, porque a coligação Salvador, Bahia, Brasil (PT, PV, PSB e PCdoB) que apóia o candidato Walter Pinheiro (PT), afirmava que o uso da imagem do presidente em folhetos, cartazes e placas tinha o objetivo de “ludibriar os eleitores, por meio de um ardiloso estratagema, com o inescondível propósito de induzi-los a erro, fazendo-os acreditar que o presidente Lula apóia João Henrique”.

Para a coligação do candidato petista, haveria ofensa ao artigo 54 da Lei das Eleições (9.504/90), que veda a participação de pessoa filiada a um partido em propaganda eleitoral de outro partido ou coligação.

De acordo com o ministro, o artigo citado se limita a proibir a veiculação da imagem em rádio e televisão. Não há menção da publicação impressa. Por isso negou o pedido de recurso.

Neste domingo (28/10), os candidatos Walter Pinheiro (PT) e João Henrique (PMDB) disputam a Prefeitura de Salvador. No primeiro turno, João Henrique obteve 30,97% dos votos válidos. Walter Pinheiro somou 30,06%.

Respe 34.300

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!