Julgamento virtual

Juíza do TRT-15 participa de sessão por videoconferência

Autor

18 de outubro de 2008, 0h00

A juíza convocada Adriene Sidnei de Moura David Diamantino participou de uma audiência do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas) por meio de uma videoconferência. Além de juíza convocada no TRT, ela é titular da 2ª Vara do Trabalho de Piracicaba. De lá, no dia 14 de outubro, ela deu o seu voto pelo computador em uma sessão da 1ª Câmara que acontecia em Campinas.

Por iniciativa da comissão de Informática do TRT, presidida pelo juiz Luiz Antonio Lazarim, o tribunal desenvolveu uma tecnologia que permite aos juízes fazerem virtualmente todos os atos do julgamento, podendo inclusive assinar o voto por certificação digital. Também participaram do projeto a diretoria de Informática e do serviço de Comunicação Social do tribunal.

A ferramenta foi feita a partir de tecnologias disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. O primeiro teste foi feito no dia 2 de outubro com a presença do juiz Luiz Carlos de Araújo, presidente do TRT, e do ministro do TST João Oreste Dalazen, corregedor-geral da Justiça do Trabalho.

Para a juíza Adriene, a ferramenta vem ao encontro das necessidades dos juízes do Trabalho. Ela disse se sentir honrada de ter participado, como relatora, da primeira ação trabalhista brasileira julgada a distância.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!