Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Doutora Lorca

Negada liminar para suspender quadro do programa Zorra Total

O Conselho Regional de Nutricionistas do Rio de Janeiro e Espírito Santo não conseguiu liminar para suspender o quadro Doutora Lorca, do programa Zorra Total, exibido pela TV Globo. O pedido foi negado pela 6ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Cabe recurso.

O conselho afirma que o quadro contém uma mensagem subliminar, que repercutiria negativamente na sociedade. Para a entidade, a idéia de que tudo pode na hora de se alimentar é percebida tanto no comportamento de crianças como em pessoas que querem justificar os excessos.

O relator do processo, juiz federal convocado José Antonio Lisboa Neiva, considerou que a veiculação do quadro satirizando uma nutricionista não leva à ofensa da classe por si só, já que se trata de um programa humorístico. A hipótese da repercussão negativa prejudicial à imagem dos nutricionistas também não é, segundo o relator, suficiente para atender os pressupostos legais do artigo 273 do Código de Processo Civil, que exige prova inequívoca das alegações para que seja concedida liminar.

O juiz entendeu que a concessão de liminar para a suspensão quadro do programa seria possível somente “em casos de decisões mal concebidas, com abuso de poder ou em flagrante descompasso com a Constituição, a lei ou a orientação consolidada de Tribunal Superior ou deste tribunal”.

Processo 2008.02.01.001193-1

Revista Consultor Jurídico, 11 de outubro de 2008, 10h03

Comentários de leitores

3 comentários

Sendo assim, nesse caso, é olhar um fato po...

Laura Amor (Estudante de Direito)

Sendo assim, nesse caso, é olhar um fato por apenas um prisma e isso não seria argumento pra levar esse tal fato ao mundo jurídico. Ademais, consubstanciada em toda minha formação de vida , tenho absoluta certeza que nada desse tipo teria o condão de me influenciar , uma vez , repito , que já tenho uma estrutura psicológica formada . Destarte, fiz algo que acredito devamos fazer sempre á respeito de qualquer questão fática, nos colocar na posição de outras pessoas, imaginarmos que somos pessoas com outra formação psicológica, idade, condição social, econômica, educacional, geográfica etc..etc..Pois, também acredito, que esses fatores que exemplifiquei, sejam incisivos e/ou decisivos nas diferenças da forma de como vemos as coisas que nos rodeiam e que possa nos impor qualquer espécie de meio de comunicação, ou qualquer outro evento.E por isso,num país como o nosso, com tantas nuances e contradições, é possível sim , vendo por esse outro prisma, que esse “quadro” incida alguma influência na população seja ela de criança ou de obesos.Mas nada que seja digno de tanto alarde. Enquanto, a macular a imagem dos nutricionistas, exageros á parte,todo mundo sabe que nenhuma nutricionista age, nem de longe, semelhante a tal figura. Profissão por profissão, de longe, mas de longe mesmo, em pior situação está a da presidência da República (colocando ela aqui, como profissão) que , qualquer presidente em exercício do cargo, é alvo das piores barbáries morais e caluniosas ,principalmente pelos meios de comunicação.

Lendo a notícia sobre a deci...

Laura Amor (Estudante de Direito)

Lendo a notícia sobre a decisão do tribunal acerca da liminar contra o quadro em comento do Zorra total, a princípio me veio á cabeça, que de forma nenhuma teria alguma influência no modo de alimentação da população que assiste tal quadro.Isso por que tomei como parâmetro , eu mesma.Apesar de pouco assistir o programa Zorra Total, mas, baseando me nas vezes que o assistir, no mínimo achei ridículo esse quadro, assim como outros tantos que a globo insiste em colocar nesse programa, querendo talvez homenagear os humoristas brasileiros, porém ,ao meu ver, sem muito sucesso. Se de um lado o quadro mostra a insanidade de uma nutricionista aos avessos, por outro lado, da mesma forma, mostra a personagem que faz o papel de cliente da nutricionista, que sempre é uma figura pública, famosa , magra,bonita, que está ali naquela consulta em busca de uma melhor alimentação , cuidados com o corpo e saúde, e se depara com a loucura da tal nutricionista,e reiteradamente , esses convidados nunca sedem a essa loucura e ficam angustiados e revoltados com ela, saindo às pressa do consultório. Então, por que a mensagem subliminar seria apenas á respeito do que se ouve e ver da nutricionista aloprada?Por que a população, não adere ao comportamento dos clientes (convidados especiais) que vão a consulta com essa nutricionista em busca de qualidade nutricional? (continua...)

Devido a verdadeiras IMBECILIDADE...

hammer eduardo (Consultor)

Devido a verdadeiras IMBECILIDADES deste calibre é que certas "categorias" se desgastam e se desmoralizam a troco de nada. O quadro em si no programa citado ja esta até cansando devido ao tempo excessivo em que esta no ar. Só mesmo alguem bem debiloide para não ver a brincadeira de bom gosto que a excelente Comediante Fabiana Carla faz naquele quadro com seu tipo histrionico , seria mais uma homenagem a categoria do que alguma forma de depreciação , mas não! , existe sempre algum fascistoide desocupado que ve naquele quadro alguma possibilidade de abalar a "sociedade legalmente constituida" , ora , va catar clientes que é provavelmente o seu mal! Paralelamente é outro absurdo entupir a Justiça com imbecilidades deste calibre que na pratica não vão levar a lugar nenhum e ainda ajudam a puxar o IBOPE de quadros que ja estão desgastados. Zorra Total assim como TODOS os outros programas humoristicos baseiam-se unica e exclusivamente na gozação em cima de coisas do dia a dia , pode-se inclusive avistar de forma enviezada algum tipo de saudade oculta dos tempos da "redentora" onde até programas de humor tinham que ser examinados cuidadosamente pelos repugnantes de antanho que eram aqueles VERMES da censura federal. Alias é bom lembrar que o excelente artista e pessimo ministro chamado Gilberto Gil , volta para os palcos arrastando o rabo saudosista da tentativa furada de recriar uma forma canhestra de "censura petralha" nos meios de comunicação ( DIP high tech?) . Pobre Brasil recheado de mediocres, tanto ex-ministros como diretores de associações obscuras. Vade retro censura!

Comentários encerrados em 19/10/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.