Guia do TJ paulista

Anuário da Justiça Paulista ajuda a entender demora da Justiça

Autor

10 de outubro de 2008, 16h17

O Anuário da Justiça Paulista, publicado pela ConJur Editorial, dá transparência e visibilidade ao Judiciário. Ao mostrar que há mais de 17 milhões de processos em tramitação no Tribunal de Justiça de São Paulo, ajuda a população a entender por que os processos não são julgados com a agilidade esperada. A constatação é do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha.

Ele participou do lançamento do Anuário, no dia 29 de setembro, em São Paulo. Para ele, quanto mais a sociedade conhece o Judiciário, mais o compreende.

O Anuário da Justiça Paulista traz os currículos dos 348 desembargadores e 78 juízes substitutos em segundo grau que compõem o corpo de julgadores do TJ de São Paulo. Traz ainda um perfil de cada uma das 73 câmaras de julgamento. Apresenta um ranking de leis municipais inconstitucionais e as principais decisões tomadas pelo tribunal no ano de 2007.

É uma produção da ConJur Editorial com o apoio da Universidade Paulista (Unip). Está à venda nas principais bancas de São Paulo. Também pode ser adquirido pela internet pelo site www.conjur.com.br/dinamic/product, pelo email [email protected] ou ainda pelo telefone (11) 3812-1220.

Leia o discurso do ministro Cesar Asfor Rocha

A possibilidade de cada vez mais dar transparência e visibilidade ao Judiciário, na convicção de que quanto mais o mundo jurídico jurisdicionado e a sociedade conhecer o Judiciário, mais vai compreendê-lo e menos vai criticá-lo.

Na medida em que souber, por exemplo, que no mês de junho havia no primeiro grau do Brasil cerca de 45 milhões de processos em andamento e que, nesse período, quase 17 milhões desses processos estavam na instância de segundo grau de São Paulo, vai entender porque o seu processo não foi julgado com a celeridade pretendida.

Quero aqui trazer a homenagem do Superior Tribunal de Justiça e de todos os seus integrantes com mais essa iniciativa do Consultor Jurídico e parabenizar também o Tribunal de Justiça de São Paulo, por ter possibilitado dar acesso a todas as informações que hora estão sendo veiculadas através dessa grande publicação. Muito Obrigado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!