Operação Avalanche

Acusado de extorquir empresários, Marcos Valério é preso

Autor

10 de outubro de 2008, 13h20

O empresário Marcos Valério foi preso na manhã dessa sexta-feira (10/10) em Belo Horizonte pela Polícia Federal. As informações são da Agência Terra. A prisão de Marcos Valério é parte da Operação Avalanche da PF, que ocorre em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Segundo a PF, Marcos Valério integraria uma quadrilha com policiais, advogados e empresários especializada em usar informações privilegiadas da Receita Federal para extorquir empresas em dificuldades.

Segundo a PF, Marcos Valério será levado para São Paulo onde prestará depoimento. Além do empresário, outras três pessoas foram presas em Belo Horizonte. Também foram apreendidos R$ 500 mil.

A prisão não tem relação com o caso do mensalão, pelo qual Marcos Valério responde processo criminal no Supremo Tribunal Federal. Ele é um dos 40 denunciados por participação em esquema de desvio de verba e compra de apoio político no Congresso Nacional.

Ainda segundo a Polícia Federal, a Operação Avalanche inclui outros 17 mandados de prisão contra policiais federais e civis, despachantes, advogados e empresários. Também são cumpridos 30 mandados de busca e apreensão.

De acordo com a PF, o grupo responde pelos crimes de corrupção ativa e passiva, extorsão, formação de quadrilha, contrabando e descaminho, quebra de sigilo e divulgação de dados sigilosos. As penas somadas ultrapassam 15 anos de prisão.

A PF informou que a quadrilha é acusada de utilizar informação priviliegiada da Receita Federal para extorquir empresas em dificuldades com o fisco. Segundo as investigações, o gurpo se utilizava de contatos nas polícias e receitas tanto da União como dos estados, para obter informações sobre empresários com problemas junto ao fisco. A partir desses dados exigiam dinheiro em troca de possível solução do problema.

A PF acusa o grupo ainda de fraudes fiscais em importações e da tentativa de desmoralização de fiscais do Porto de Santos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!