Eleições 2008

O partido da reeleição mostrou que é o mais forte nas capitais

Autor

5 de outubro de 2008, 18h51

O partido da reeleição mostrou toda sua força nas eleições municiapis de 2008. Todos os prefeitos que disputaram a reeleição ou venceram no primeiro turno, ou passaram para o segundo turno. Entre os 15 candidatos que já garantiram a eleição no primeiro turno, apenas Micarla de Souza, de Natal, não estava tentando a renovação do mandato. Outros sete prefeitos vão disputar o direito de continuar no cargo no segundo turno. E nas cinco capitais onde não há prefeito disputando o segundo turno é porque eles não se candidataram, caso de Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Entre os partidos propriamente ditos, o PT venceu em maior número de capitais. O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva elegeu seis prefeitos e colocou outros três candidatos para disputar o segundo turno. O PSDB, o mais frontal adversário dos petistas, elegeu apenas dois prefeitos e disputa mais dois postos no segundo turno. O PMDB é quem tem mais candidatos na corrida pelo segundo turno: depois de eleger um prefeito, terá seis candidatos concorrendo ao pleito do próximo dia 26.

Além do prestígio do PT, em grande parte transferido pelo presidente Lula, as eleições mostraram a força dos candidatos que disputam a reeleição. Dos 15 candidatos eleitos no primeiro turno, apenas um, Micarla de Souza, de Natal,já não está no cargo.

O DEM teve um resultado ambíguo: conquistou a vitória no colégio eleitoral mais cobiçado do país, a capital paulista, onde o prefeito Gilberto Kassab surpreendeu chegando em primeiro lugar para disputar o segundo turno com a ex-prefeita Marta Suplicy, do PT. Mas foi esta a única vitória dos democratas nas 26 capitais brasileiras.

O PT elegeu prefeitos em Fortaleza, Palmas, Recife, Rio Branco, Porto Velho, Vitória. O partido concorre ainda no segundo turno em São Paulo, Porto Alegre e Salvador. PSDB e PSB emplacaram dois candidatos. O PMDB, o PP e o PV elegeram apenas um.

Nos estados que terão segundo turno, o PMDB é a legenda que mais tem candidatos concorrendo. Tem candidatos em Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. O PSB terá candidatos em Macapá, Manaus e Belo Horizonte. O PTB conseguiu levar dois candidatos para o segundo turno, enquanto DEM, PR, PP, PDT, PV e PCdoB continuam na disputa com um candidato cada. O candidato do PCdoB é o ex-juiz federal Flávio Dino, que disputa osegundo turno em São Luís com tucano João Castelo.

A apuração dos votos em São Paulo ficou paralisada durante mais de uma hora. Em entrevista coletiva, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, explicou que como o número de boletins de apuração é muito grande e foram enviados numa velocidade acima da esperada foi necessário um “freio de arrumação”.

Segundo Ayres Britto, a eleição transcorreu sem nenhum incidente mais grave, sem nenhum fator de instabilidade institucional, de perturbação do processo eleitoral.

Confira o resultado das eleições nas capitais

Eleitos

Aracaju: Edvaldo Nogueira (PCdoB)

Boa Vista: Iradilson Sampaio (PSB)

Campo Grande: Nelsinho Trad (PMDB)

Curitiba: Beto Richa (PSDB)

Fortaleza: Luizianne Lins (PT)

Goiânia: Íris Rezende (PMDB)

João Pessoa: Ricardo Coutinho (PSB)

Maceió: Cícero Almeida (PP)

Natal: Micarla de Souza (PV)

Palmas: Raul Filho (PT)

Porto Velho: Roberto Sobrinho (PT)

Recife: João da Costa (PT)

Rio Branco: Raimundo Angelim (PT)

Terezina: Silvio Mendes (PSDB)

Vitória: João Coser (PT)

Segundo Turno

Belém: Duciomar Costa (PTB) 35% X José Priante (PMDB) 18%

Belo Horizonte: Márcio Lacerda (PSB) 43% X Leonardo Quintão (PMDB) 41%

Cuiabá: Wilson Santos (PSDB) 48% X Mauro Mendes (PR) 26%

Florianópolis: Dário (PMDB) 39% X Esperidião Amin (PP) 25%

Macapá: Camilo Capiberibe (PSB) 33% X Roberto Góes (PDT) 26%

Manaus: Amazonino Mendes (PTB) 46% X Serafim Corrêa (PSB) 23%

Porto Alegre: José Fogaça (PMDB) 43% X Maria do Rosário (PT) 22%

Rio de Janeiro: Eduardo Paes (PMDB) 31% X Fernando Gabeira (PV) 25%

Salvador: João Henrique (PMDB) 30% X Walter Pinheiro (PT) 30%

São Luís: João Castelo (PSDB) 43% X Flávio Dino (PCdoB) 34%

São Paulo: Gilberto Kassab (DEM) 33% X Marta Suplicy (PT) 32%

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!