Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Proto-astro

Delegado sai da Satiagraha e entra para o estrelato

Por 

O delegado Protógenes Queiroz perdeu a Satiagraha, mas ganhou o estrelato. Desde que vestiu a fantasia do cavaleiro andante da luta contra a corrupção, o inimigo número 1 de Daniel Dantas não parou mais de receber elogios, adesões, medalhas e convites para fazer palestras.

Ao contrário de Wanderley Luxemburgo e Bernardinho, especialistas em vitórias, ou de Içami Tiba ou Lair Ribeiro, especialistas em felicidade, Protógenes Queiroz não cobra por suas palestras e não ensina os caminhos da vitória ou da felicidade. Ele simplesmente se propõe a salvar a pátria da garra dos corruptos ricos. Para ele, pobre é honesto por natureza.

Desde que foi afastado das investigações contra seu arqui-inimigo Daniel Dantas, Protógenes, em agosto, já recebeu pelo menos seis convites para dar palestras ou ser homenageado. Os convites, que o delegado reproduz em seu blog, são singelos e modestos: “A Deputada Federal LUCIANA GENRO (grifo no original) convida todos os internautas e o POVO BRASILEIRO a participarem do fórum de debates como tema central: A CORRUPÇÃO NO BRASIL - Palestrante integrante da mesa principal - Protógenes Queiroz (Delegado de Polícia Federal)”.

Na próxima segunda-feira (13/10), o delegado visita São Paulo para mais uma escala em sua cruzada contra a corrupção. Segundo ele mesmo informa em seu blog, foi convidado para participar do “Congresso Brasil Seguro – Contra Fraude e Corrupção”, promovido pelo Instituto Brasileiro Contra Fraudes. Uma visita ao Google revela que existe um Instituto Brasileiro Contra Fraudes de Seguradoras, que deve ter grande admiração pelo delegado: na lista de blogs coligados do site da entidade está o de Protógenes.

Nesse evento, o delegado se sentará à mesa principal na companhia de figuras ilustres como o presidente da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), desembargador Henrique Nelson Calandra, do deputado estadual de São Paulo e promotor de Justiça licenciado Fernando Capez, do delegado Fernando Quércia e da advogada e candidata a vereadora por São Paulo, Rosana Chiavassa.

A agenda do delegado registra, ainda, um convite para palestra no XV Fórum de Ciência Penal, em Fortaleza, no ainda longínquo 27 de novembro. O evento é promovido pela Procuradoria da Justiça Militar do Ceará. O delegado, que tem um imenso fã-clube informal, como se pode perceber pelas manifestações que recebe em seu blog, goza de especial prestígio entre militares e ex-militares. Na quinta-feira (2/10), Protógenes foi condecorado com a medalha Mega Aspirante, em Brasília. A honraria foi conferida pela Associação dos Ex-Combatentes da capital federal, “por sua defesa da causa da liberdade e por seu trabalho eficiente no combate à corrupção no Brasil”.

Quem também demonstra particular afeição pelo delegado é o PSol, o partido da ex-senadora alagoana Heloisa Helena. Além do convite da deputada Luciana Genro (PSol-RS) para palestrar em Porto Alegre, Protógenes já foi homenageado pela Câmara Municipal de Goiânia, numa iniciativa do vereador Elias Vaz de Andrade (PSol-GO). Na oportunidade, o delegado proferiu palestra. O tema? Corrupção no Brasil. Para os incautos, o delegado adverte: não é candidato a nada.

 é diretor de redação da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 5 de outubro de 2008, 0h00

Comentários de leitores

47 comentários

Vai arrumar um emprego bom assim lá na 'casa da...

futuka (Consultor)

Vai arrumar um emprego bom assim lá na 'casa da maria joana', viram! -Sei lá os servidores públicos dos dias atuais não têm muita responsabilidade com o respectivo cargo ou função ou sabem a real norma para seu desempenho. Assim é a Pf, que deve seguir suas normativas. É um tal de sabe-tudo prá cá e prá lá, como diziam nas ruas: -'tudo feito nas côxas'; mais voltando ao real assunto que me levou a emitir a opinião ao meu ver neste espaço se criou referente a matéria acima em questão um CULPADO que é, foi e sempre será o mordomo! -SE TEM DÚVIDAS DISSO, FALE OU CALE(!?)

Quem tem saído mais na imprensa? Protógenes ou ...

Vinícius Campos Prado (Professor Universitário)

Quem tem saído mais na imprensa? Protógenes ou Gilmar Mendes? Quem tem provocados fatos e suspeitas? Protógenes ou o Presidente do STF? Quem teve a coragem de votar em processo em que ele próprio era acusado de improbidade administrativa na Corte Constitucional, improbidade praticada na AGU? Protógenes ou o ex-advogado geral? Parece que o estrelato tem sido perseguido por outra personagem, não descrita na matéria.Mas tem sido atingido de forma diferente da almejada.

Uma última pergunta? Qual a opinião do Conjur s...

Vinícius Campos Prado (Professor Universitário)

Uma última pergunta? Qual a opinião do Conjur sobre a esdrúxula medida de Gilmar Mendes em pedir ( evidentemente, vai uma grande distância entre pedir e ser atendido) à Procuradoria Geral da República que investigue vazamento de informações que ele mesmo afirma que são inverídicas? A expressão deveria ser "investigar a fonte de boatos difamatórios e injuriosos".Como é que se pode existir vazamento de algo que não existe? E o mínimo que se exige de um Presidente de Corte _ ainda que tenha caído ali de pára-quedas_ é a utilização de expressões corretas. Logo, ou o Ministro não conhece física, ou não conhece português, ou não conhece Direito. Com grandes possibilidades de as três assertivas estarem corretas.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 13/10/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.