Nota de corte

De 2 mil candidatos apenas três passam em concurso de juiz no RJ

Autor

2 de outubro de 2008, 18h19

Apenas três candidatos passaram pela prova específica do 42º Concurso para o Ingresso na Magistratura do Rio de Janeiro. Participaram do concurso 2.303 pessoas. O desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, presidente do Tribunal de Justiça do Rio, lamentou o resultado.

Para passar pela prova específica, o candidato precisou conseguir média 5. Márcia Regina Sales Souza foi aprovada com nota 6,28; Rodrigo Rocha de Jesus, 5,81; e Mônica Ribeiro Teixeira, com a nota 5,23. Eles ainda farão as provas orais, que devem acontecer no final de outubro. Durante esse período, os reprovados podem apresentar recursos.

O resultado foi divulgado, na quarta-feira (1/10), pelo desembargador Murta Ribeiro, no plenário do Órgão Especial, diante de vários candidatos que acompanharam a publicação das notas nos telões. “Infelizmente tivemos uma surpresa muito grande. Os candidatos foram bem em uma prova, mas muito mal em outras. O concurso foi realizado com a maior lisura, com liberdade para todos fazerem as provas, com perguntas práticas e tratamento isonômico de todos”, afirmou o presidente do TJ.

Ele lembrou que este processo seletivo teve o maior número de candidatos aprovados na prova preliminar: 514. No concurso anterior, dos 2.084 inscritos, apenas 77 foram aprovados na primeira prova.

O presidente do TJ afirmou que pedirá ao Órgão Especial a abertura do próximo concurso. Ele disse também que vai propor modificações na provas. “Faremos uma modificação no regimento do concurso para que as provas sejam feitas passo a passo. Direito Civil, faz e corrige. Penal, faz e corrige. As provas foram boas em algumas matérias e muito ruins em outras. Este confronto acabou numa grande surpresa. Estávamos esperando a aprovação de 40 a 50 candidatos”, lamentou Murta Ribeiro.

O 42º Concurso ofereceu 50 vagas para o cargo de juiz. No concurso anterior, dos 2.084 inscritos, 77 foram aprovados na prova preliminar, 26 nas provas específicas e 24 nas provas orais. Segundo o TJ, há uma carência de 93 juízes no estado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!