Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Construção paralisada

Secretaria de meio ambiente não pode dar licenciamento para usina

Compete ao Ibama licenciar construção de usina e não a secretaria de meio ambiente do estado. Com esse entendimento, a juíza federal do Ceará Gisele Alcântara concedeu liminar para paralisar a construção da Usina Termoelétrica MPX, na cidade de Pecém. Motivo: a usina só tinha parecer da secretaria. Ainda cabe recurso.

Com a decisão, as obras só poderão continuar depois que o Ibama fizer todo o processo para concessão do devido licenciamento ambiental. Para a juíza, as obras têm potencialidade de causar impacto de âmbito regional ou nacional. Ela acolheu a sustentação do Ministério Público Federal e decidiu que o licenciamento do empreendimento se limitou a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), sem sequer questionar os dados apresentados, ou ainda propor soluções alternativas para prevenir ou minimizar os impactos provocados pelo empreendimento.

Gisele Alcântara ainda esclareceu que não pretende promover paralisação intransigente do desenvolvimento econômico da região. E sim promover um desenvolvimento econômico responsável e seguro, que preserve o meio ambiente. Evitando assim que a promoção do desenvolvimento econômico produza danos ambientais catastróficos e irreversíveis.

Revista Consultor Jurídico, 27 de novembro de 2008, 0h00

Comentários de leitores

1 comentário

Quer dizer, a juiza acabou de afirmar que a sec...

Lima (Advogado Autônomo - Tributária)

Quer dizer, a juiza acabou de afirmar que a secretaria do meio ambiente é incompetente para tratar da questão, igualmente seus técnicos... Só o IBAMA realmente tem condições de fazer uma verdadeira análise do caso. Por isso que o Brasil não vai pra frente... Mentalidade retrógrada e alienada...

Comentários encerrados em 05/12/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.