Nome limpo

MT consegue sair de cadastro nacional de inadimplentes

Autor

25 de novembro de 2008, 23h00

Mato Grosso conseguiu liminar no Supremo Tribunal Federal para suspender sua inscrição no Siafi e no Cadastro Único de Exigências para Transferências Voluntárias (Cauc). A decisão foi tomada pela ministra Cármen Lúcia em Ação Cautelar ajuizada pelo governo do estado.

Segundo a ministra, a urgência da liminar fica demonstrada porque o registro do estado no Siafi e no Cauc impede o repasse de recursos da União nas áreas de saúde, planejamento e segurança pública.

“O Supremo Tribunal Federal tem reconhecido a ocorrência de conflito federativo em situações nas quais, valendo-se de registros de supostas inadimplências dos estados no Siafi e no Cauc, a União impossibilita [que] sejam firmados acordos de cooperação, convênios e operações de crédito entre estados e entidades federais”, afirma Cármen Lúcia.

O estado foi registrado no Siafi e no Cauc por causa de supostas irregularidades na prestação de contas de convênio firmado com o Ministério do Turismo para promover evento de turismo. O projeto apoiado pelo convênio foi o Pólo Pantanal Mato-grossense, Pólo Cerrado, Pólo Araguaia e Pólo Amazônia, que aconteceu de dezembro de 2004 a junho de 2006.

Segundo a coordenação-geral de convênios do Ministério do Turismo, o estado não justificou a presença de apenas uma empresa de turismo no pregão para fazer o evento e não atestou que ele foi feito. O ministério alega que o governo do estado deve devolver à União as despesas feitas com o projeto no valor de cerca de R$ 92 mil.

AC 2.200

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!