Direito pelo telefone

Pelo celular, advogado distribui análises trabalhistas

Autor

26 de novembro de 2008, 11h43

O advogado Marcos Alencar é um blogueiro disciplinado. Todos os dias, independente da sua agenda proissional, ele atualiza os seus dois blogs. O primeiro é direcionado aos interessados em direito trabalhista corporativo e pode ser acessado no endereço www.marcosalencar.com.br . No segundo ( www.instantejuridico.com.br ), que integra a rede M de Mulher da Editora Abril, ele fornece dicas práticas para quem tem alguma demanda trabalhista.

Os seus posts têm grande audiência, mas há uma diferença substantiva em relação a outros blogs. Todo o conteúdo publicado por Alencar é produzido no formato de vídeos curtos de até cinco minutos que podem ser encontrados no Youtube. Para gerar esse conteúdo, o advogado não recorre a nenhum equipamento especial. Ele faz as gravações dentro da sua sala com a ajuda do seu telefone celular N95 da Nokia.

O resultado impressiona pela qualidade e a desenvoltura do advogado diante das câmeras. Alencar consegue utilizar esse caminho porque acha mais fácil conversar com o lente da sua câmera do que simplesmente escrever seus posts. “O texto ainda é uma parte importante do processo de comunicação e faço alguns posts dentro da lógica tradicional, mas a experiência do vídeo é muita rica e direta com quem assiste”, afirma o advogado. “Além de tudo a gravação e inclusão no Youtube é muito simples.”

Desde o seu primeiro post na nova plataforma do blog em setembro passado, o advogado conquistou uma audiência cativa. A audiência do blog principal chega a 7.500 visitantes mensais. Alencar também responde a centenas de emails que recebe mensalmente com dúvidas trabalhistas de todo o Brasil. Ele consegue atender essa demanda chegando às 05h no seu escritório no Recife. Esse horário já era cumprido com rigor militar antes da existência dos dois blogs, mas a produção dos vídeos foi incorporado à rotina.

Em menos de 15 minutos, o conteúdo do dia já está gravado e pronto para ser enviado para o Youtube. Quando vídeo entra no ar, o advogado gasta apenas dois ou três minutos copiando o código para fazer a cola no seu blog. “É fácil, prático e rápido”, airma Alencar.

Na realidade, o uso do N95 para essa tarefa foi uma das maiores descobertas do advogado. Fanático por novidades tecnológicas, ele já tinha o aparelho como um instrumento do seu dia-a-dia de trabalho. Numa conversa com um amigo surgiu a idéia de transformar o celular numa câmera portátil. Com essa intenção o passo seguinte foi buscar na Internet um bom pacote de informações sobre utilizar o aparelho com este objetivo. O N95 é um telefone do primeiro time e pode custar até R$ 1.999 sem o subsídio das operadoras.

[Texto publicado originalmente no site www.bites.com.br]

Clique aqui para acessar o blog.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!