Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Direito pelo telefone

Pelo celular, advogado distribui análises trabalhistas

Por 

O advogado Marcos Alencar é um blogueiro disciplinado. Todos os dias, independente da sua agenda proissional, ele atualiza os seus dois blogs. O primeiro é direcionado aos interessados em direito trabalhista corporativo e pode ser acessado no endereço www.marcosalencar.com.br . No segundo ( www.instantejuridico.com.br ), que integra a rede M de Mulher da Editora Abril, ele fornece dicas práticas para quem tem alguma demanda trabalhista.

Os seus posts têm grande audiência, mas há uma diferença substantiva em relação a outros blogs. Todo o conteúdo publicado por Alencar é produzido no formato de vídeos curtos de até cinco minutos que podem ser encontrados no Youtube. Para gerar esse conteúdo, o advogado não recorre a nenhum equipamento especial. Ele faz as gravações dentro da sua sala com a ajuda do seu telefone celular N95 da Nokia.

O resultado impressiona pela qualidade e a desenvoltura do advogado diante das câmeras. Alencar consegue utilizar esse caminho porque acha mais fácil conversar com o lente da sua câmera do que simplesmente escrever seus posts. “O texto ainda é uma parte importante do processo de comunicação e faço alguns posts dentro da lógica tradicional, mas a experiência do vídeo é muita rica e direta com quem assiste”, afirma o advogado. “Além de tudo a gravação e inclusão no Youtube é muito simples.”

Desde o seu primeiro post na nova plataforma do blog em setembro passado, o advogado conquistou uma audiência cativa. A audiência do blog principal chega a 7.500 visitantes mensais. Alencar também responde a centenas de emails que recebe mensalmente com dúvidas trabalhistas de todo o Brasil. Ele consegue atender essa demanda chegando às 05h no seu escritório no Recife. Esse horário já era cumprido com rigor militar antes da existência dos dois blogs, mas a produção dos vídeos foi incorporado à rotina.

Em menos de 15 minutos, o conteúdo do dia já está gravado e pronto para ser enviado para o Youtube. Quando vídeo entra no ar, o advogado gasta apenas dois ou três minutos copiando o código para fazer a cola no seu blog. “É fácil, prático e rápido”, airma Alencar.

Na realidade, o uso do N95 para essa tarefa foi uma das maiores descobertas do advogado. Fanático por novidades tecnológicas, ele já tinha o aparelho como um instrumento do seu dia-a-dia de trabalho. Numa conversa com um amigo surgiu a idéia de transformar o celular numa câmera portátil. Com essa intenção o passo seguinte foi buscar na Internet um bom pacote de informações sobre utilizar o aparelho com este objetivo. O N95 é um telefone do primeiro time e pode custar até R$ 1.999 sem o subsídio das operadoras.

[Texto publicado originalmente no site www.bites.com.br]

Clique aqui para acessar o blog.

 é jornalista, editor do site BITES e da W3 Geoinformação Editora

Revista Consultor Jurídico, 26 de novembro de 2008, 12h43

Comentários de leitores

7 comentários

PRecisamos de considerar tudo que é novo como a...

daniel (Outros - Administrativa)

PRecisamos de considerar tudo que é novo como anti-ético. Isso é pura inveja e medo da concorrência. Parabéns ao advogado do direito pelo telefone.

Não consegui acessar (falha no carregamento do ...

Sammartino (Advogado Autônomo)

Não consegui acessar (falha no carregamento do firefox). Uma pena, queria ver o conteúdo. Parabéns ao colega, se ele sabe mesmo separar o que é conteúdo de interesse acadêmico de outras práticas anti-éticas. Se não há divulgação dos serviços junto com os artigos e se o que dá não é mera opinião virtual, muitos colegas poderão se servir da ferramenta propiciada.

Me parece que esse trabalho reveste-se de inter...

Winston (Advogado Autônomo)

Me parece que esse trabalho reveste-se de interesse público. Apesar de claramente se transformar em publicidade, aliás, uma ótima ferramenta de marketing, não vejo ofensa aos estatutos. O colega conseguiu uma ótima ferramenta de divulgação, praticamente sem custo financeiro, com um bom retorno para sua imagem. Quem quiser, que siga essa idéia, desde que aja com ética.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 04/12/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.