Aposentadoria de juiz

Câmara vai fazer audiência pública sobre PEC da bengala

Autor

22 de novembro de 2008, 23h00

Depois de receber pedidos de ministros do Supremo Tribunal Federal para que seja aprovada a Proposta de Emenda Constitucional que aumenta para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória no Judiciário — conhecida como PEC da Bengala —, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou que vai promover, a partir de janeiro, uma série de audiências públicas para discutir o tema. A informação foi transmitida ao presidente da OAB, Cezar Britto.

Durante a conversa, Britto adiantou que a OAB é contrária à ampliação do limite de idade para aposentadoria dos juízes, desembargadores e ministros. Hoje, a idade para aposentadoria compulsória é de 70 anos.

“Alterar a Constituição Federal por meio dessa PEC da Bengala seria acolher uma legislação ‘casuística’, destinada somente a atender interesses momentâneos daqueles que não desejam deixar a cúpula dos tribunais”, afirmou o presidente da OAB. Britto cobrou ainda cuidado redobrado por parte dos legisladores.

“Não podemos legislar pela exceção. Temos que legislar sob o ponto de vista do interesse da sociedade. É necessário que os parlamentares foquem seus faróis em questões que dizem respeito diretamente aos interesses da sociedade”, completou.

Segundo Chinaglia, serão convidadas para as audiências públicas a OAB, a Associação dos Juízes Federais (Ajufe), a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!