Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Inconfidência federal

Gilmar Mendes recebe fita da reunião que afastou Protógenes

O deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) entregou, nesta quarta-feira (19/11), ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, uma cópia da gravação da reunião na Polícia Federal, em que o delegado Protógenes Queiroz foi afastado da Operação Satiagraha. Nela, são investigados o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta. Durante as investigações, há suspeita de que Protógenes determinou o monitoramento dos telefones da presidência do STF.

Na reunião da PF, de quase três horas, que aconteceu no dia 14 de julho, o delegado foi acusado, de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, de conduzir uma ação repleta de irregularidades e “fora dos padrões”, além de omitir informações sobre os mandados de prisão. Foi questionado também se privilegiou a Rede Globo quando da prisão do ex-prefeito Celso Pitta.

Jungamann quer que Protógenes explique porque e para que mandou, ilegalmente, grampear o telefone do presidente do Supremo Tribunal Federal. O deputado declarou que não está perseguindo o delegado e nem tem qualquer interesse em defender Daniel Dantas. “Se for comprovado que ele cometeu os crimes, eu realmente espero que vá para a cadeia. Mas crime não se combate com crime”, disse Jungmann. “Senão vamos acabar aceitando tortura como método de investigação”, completou.


Revista Consultor Jurídico, 19 de novembro de 2008, 21h15

Comentários de leitores

15 comentários

como terminou a historia do pc farias? e na it...

Alair Cavallaro Jr (Outros)

como terminou a historia do pc farias? e na italia, a operaçao maos limpas, alguem se lembra? algum juiz se arrisca a levar tudo ate o fim? estamos no brasil o pais mais livre do mundo, aqui morrem freiras padres, sem terras, com terras, ha sexo com menores, pai de familia ganhando salario minimo! bom todos sabem

Ainda que no 'campo' do vamos ver: "Durante ...

futuka (Consultor)

Ainda que no 'campo' do vamos ver: "Durante as investigações, há suspeita de que Protógenes determinou o monitoramento dos telefones da presidência do STF." .. É fácil imaginar que a DPF já está em poder das informações contidas nesse monitoramento, pois, as investigações da PF estão em curso seguramente, creio!

Garisto, sei que a fita entregue foi a da reuni...

Senhora (Serventuário)

Garisto, sei que a fita entregue foi a da reunião. Eu me referia ao último parágrafo da reportagem que diz que Jungmam quer saber por que o delegado Protogenes grampeou o ministro Gilmar Mendes. Estranhei por que até onde sei o tal grampo contra o ministro ainda está sendo investigado e os policiais ainda não encontraram a materialidade do crime. Então, me pergunto como esse "inteligente" deputado está acusando o delegado se nem a materialidade do crime existe? Nunca ouvi falar de crime com autor mas sem a prova da materialidade...

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 27/11/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.