Consultor Jurídico

Comentários de leitores

95 comentários

Chego a conclusão que o Brasil está precisando ...

Ramiro. (Advogado Autônomo - Criminal)

Chego a conclusão que o Brasil está precisando de um Centro de Estudos Jurídicos que seja equivalente ao que o IMPA do CNPq(www.impa.br) é para matemática, o CPBF (www.cbpf.br) vem a ser para Física, e o LNCC (www.lncc.br) vem a ser para computação. A universidade onde o Juiz de Sanctis proferiu tal palestra, a grande emissora de TV filmou todos os passos do fato a ser observado, foi aquela que aprovou um analfabeto para o Curso de Direito. Virou S/A, abriu capital, precisa de marketing. Como vai apagar a pecha de ter aprovado não um, mas dois analfabetos para seus cursos superiores? O Direito é algo muito sério para não ter no Brasil ainda nenhuma pós-graduação nível 7 pela CAPES, nenhum centro de excelência acadêmica de menos marketing e mais produção intelectual. E por que citei Antônio Augusto Cançado Trindade, é um uma estirpe de juristas que o Brasil precisa, capaz de criar uma produção intelectual de impacto mundial.

Lágrimas de carpideiras não conduzem ao Elíseo....

Ramiro. (Advogado Autônomo - Criminal)

Lágrimas de carpideiras não conduzem ao Elíseo. As carpideiras choram a cada nova morte de tentativa de por abaixo o duramente conquistado Estado Democrático de Direito, que na Constituinte de 1988 contou com a participação não apenas de Ulysses Guimarães, a Constituição que o PT não aceitou, a rejeitou, mas também participou desta, responsável pelos §§ 1 e 2º do artigo 5º de proposta a incorporação como cláusula pétrea, o agora Juiz da Corte Internacional de Haia, com a mais expressiva votação da história, Antônio Augusto Cançado Trindade, dono de um belíssimo currículo http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4727810P8 Os Direitos Humanos e Direitos Fundamentais e Individuais são uma conquista que se consolida. O que me tranquiliza são os fatos concretos, apesar de cada vez mais furioso jus esperniandi, a Constituição se consolida. Esta constituição que o PT rejeitou em 1988 e nunca aceitou.

Qual a dúvida quanto à conduta nazista-justceir...

Último Papa (Outros)

Qual a dúvida quanto à conduta nazista-justceira-irresponsável do de sanctis? Lei atrapalha, constituição só serve para atrapalhar a "justissa" dos justiceiros. Eu sou a constituição, eu sou o bem, eu sou a verdade que oslibertará do jugo da liberdade, da lei,do estado democrático, dos homens de bem! Porém, de sanctis tem seus seguidores como se vê ppor alguns comentários. Coisas da democracia que o próprio de sanctis e seus seguidores não entendem.

Somente o tempo poderá dizer quem é o verdadeir...

Marcos (Advogado Autônomo)

Somente o tempo poderá dizer quem é o verdadeiro nazista nessa história, sobretudo para aqueles incautos que ainda acreditam na santidade do ministro amigo do Dantas.

Estou absolutamente chocado. Devo ter interpret...

Hwidger Lourenço (Professor Universitário - Eleitoral)

Estou absolutamente chocado. Devo ter interpretado de forma equivocada. Aparentemente, a Constituição incomoda o Dr. De Sanctis? Essa conversa de "vontade do Povo", no sentido que pretende o juiz em questão parece-me uma velha cantilena que já resultou nas mais absolutas tiranias. Para pretender "representar" a vontade do Povo, primeiro o Dr. De Sanctis deveria submeter seu nome ao julgamento do próprio Povo. Uma vez eleito, aí sim, DENTRO DOS LIMITES DA CONSTITUIÇÃO, poderia falar em seu nome. Pretender suprimir direitos constitucionais, e a própria Constituição, tornando-a um mero amontoado de "modelos" que podem ou não ser seguidos, principalmente tratado-se de uma Constituição que foi obtida de forma tão cara e sofrida é absolutamente detestável, ainda que em nome de uma suposta "vontade" do Povo. Lembrou-me tal fato uma citação do grande e esquecido Manoel Bomfim, que em 1931, em sua obra "O Brasil Nação", já no fim da vida, e livre de amarras "politicamente corretas", afirmou: "Perfido como a alma de um jurista profissional....Sim, visto que o melhor dessa profissão é contestar direitos, e toda contestação de direitos é uma perfídia ao espírito da humanidade" Somos, afinal, pérfidos? Nunca deixou de me chocar tal afirmação. Nunca consegui compreender exatamente o que pretendia o velho mestre com tal afirmação. Para que lutamos? Para que "sabedores" da vontade do Povo subvertam a Constituição, ainda que supostamente com a melhor das intenções, suprimindo direitos? Não, com certeza não! Uma Constituição existe justamente para atar a grilhões os procederes do Estado e seus servidores. Quando um mero servidor começa a acreditar que a Constituição é um simples documento, bom, aí algo está muito errado.

Juiz não e subordinado a niguem somente a deus ...

jose brasileiro (Outros)

Juiz não e subordinado a niguem somente a deus e sua consciência. Ou O stf passou a ser o poder judiciário.

Me parece que muitos autores consagrados são al...

jose brasileiro (Outros)

Me parece que muitos autores consagrados são alemães e o atual PAPA, foi soldado da wermatch, na segunda guerra. Se todas palavras pronunciadas em discursos, fossem ouvidas ou aproveitadas neste pais, o brasil seria dono do universo.

Nós quem cara pálida? Peguem cem pessoas, entre...

Ramiro. (Advogado Autônomo - Criminal)

Nós quem cara pálida? Peguem cem pessoas, entre juristas e analfabetos funcionais, cada um vai ter sua visão de interpretação da Constituição. A questão que parece clara é que o Juiz De Sanctis parece que baixou uma paranóia de iluminado, e não admite hierarquia das decisões judiciais, nem controle concentrado de constitucionalidade, etc. Em um momento em que Desembargadores do calibre de um Dr. Nagig Salaibi Filho, que foi Policial, depois Promotor e hoje é Desembargador do TJERJ, afirma que o Direito está cada vez mais Constitucionalizado e Internacionalizado, temos de ver tentativas pífias de insurgência contra a Ordem Constitucional. Agora se tentaram esculachar com Einstein, os Nazistas chamavam a Relatividade de "física judia". Fui no sistema Lattes do CNPq, joguei o nome Fausto De Sanctis, nada, joguei Gilmar Mendes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4781851J9 "E o que isto diz"? Dirão alguns, mas uma pergunta como esta, se feita, não se responde. Anarquia por anarquia o Comando Vermelho no Rio é mais eficiente. Roubaram os computadores de uma escola pública, no dia seguinte os traficantes mandaram a cabeça do ladrão embrulhada em jornal para diretora da escola. Para muitos isto é "justiça célere".

Ainda assim, acho que o juiz respeitou muito ma...

paecar (Bacharel)

Ainda assim, acho que o juiz respeitou muito mais a constituição do que o ministro guardião dela.

O problema é que nesse discurso logo a Constitu...

analucia (Bacharel - Família)

O problema é que nesse discurso logo a Constituiçao passa a ser eu (juiz) e teremos a ditadura judicial ou togada.

Que coisa feia, Conjur! Extrair um trecho da p...

Senhora (Serventuário)

Que coisa feia, Conjur! Extrair um trecho da palestra proferida pelo Juiz para tentar associa-lo ao nazismo...Por que não reproduzir no site tudo o que o juiz falou para que os leitores pudessem tirar suas próprias conclusões? Por que reproduzir somente o que convém? E tudo p/ colocar am alta o nome do "iluminado" Ministro Gilmar Mendes como grande defensor da Democracia... Triste! Cada dia que passa fica mais aparente essa parcialidade da Conjur...Antes eu desconfiava, mas agora tenho certeza.

Esse Fausto De Sanctis cada vez mais demonstra ...

acs (Advogado Assalariado)

Esse Fausto De Sanctis cada vez mais demonstra seu vies justiceiro,completamente ao arrepio da lei.Infelizmente neste pais delegados como protogenes podem ser enquadrados,os juizes entretanto,como condição inerente a semi deuses estão acima do bem e do mal.Sem querer diminuir os juizes ao chama-los de semi-deus já que os mesmos estão plenamente convencidos que são Deuses com D maiusculo.

Com certeza De Sanctis tirou uma frase de Scmit...

Gabriel (Estudante de Direito)

Com certeza De Sanctis tirou uma frase de Scmitt porque era spropriada. Independentemente de qualquer taxatividade quanto a ser nazista, fascista, capitalista, comunista, xintoista, budista, iluminista...por ai vai...

Só para ilustrar: "Segundo Schmitt, a criaçã...

fernandojr (Advogado Autônomo - Civil)

Só para ilustrar: "Segundo Schmitt, a criação ou o reconhecimento de um Tribunal Constitucional, por outro lado, transfere poderes de legislação para o Judiciário, politizando-o e desajustando o equilíbrio do sistema constitucional do Estado de Direito". Essa constatação do Schmitt parece-me irrefutável.

O debate entre Schmitt e Kelsen é muito importa...

fernandojr (Advogado Autônomo - Civil)

O debate entre Schmitt e Kelsen é muito importante e atual. Eu só acho injustiça associar o Schmitt com o nazismo de maneira automática. As coisas não são tão simples assim. Ademais, não é pq Schmitt criticava a idéia do "tribunal constitucional" que ele deve ser desacreditado. Bons estadistas também desconfiavam do Judiciário. Thomas Jefferson tinha verdadeira ojeriza aos juízes e ao poder deles de anular leis. Thomas Jefferson era nazista?

Comentar

Comentários encerrados em 19/11/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.