Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Braços cruzados

Greve na Justiça só prejudica população e advogados, diz OAB-RJ

O presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, disse que o governo fluminense deve tomar uma atitude sobre a greve dos serventuários da Justiça Estadual, que já completa 50 dias. Damous ainda pediu aos servidores que tenham espírito público para manter serviços essenciais, como o cumprimento dos mandados de pagamento.

“É preciso que reconheçam que o movimento só tem dois prejudicados: o povo e os seus advogados", afirma. Segundo ele, a greve ameaça emendar com o recesso de fim de ano. O motivo da greve é a não concessão, até o momento, do prometido reajuste de 7,3% com a manutenção da data base em 1º de maio.

Para Damous, a greve não pode fazer com que a população e advogados paguem o preço de uma exigência corporativa: “Essa greve, como qualquer uma no serviço público, só penaliza o povo carente da prestação jurisdicional, tornado refém de um movimento só preocupado com os seus interesses corporativos".

Ainda segundo o presidente da OAB do Rio, na iniciativa privada, fazer a greve significa não trabalhar, mas também não receber salários, além de correr o risco de uma demissão. "Já a greve com remuneração garantida e estabilidade no cargo não passa de falta ao serviço remunerada", afirma.

Revista Consultor Jurídico, 9 de novembro de 2008, 17h54

Comentários de leitores

23 comentários

WWW.FABIOTOLEDO.COM.BR (Advogado Sócio de Escri...

WWW.FABIOTOLEDO.COM.BR (Advogado Sócio de Escritório - Dano Moral)

WWW.FABIOTOLEDO.COM.BR (Advogado Sócio de Escritório 11/11/2008 - 22:43 Não há dúvida que greve é legitima e tem albergue na Constituição Federal, contudo, acho uma falta de solidariedade que os serventuários não venham emitir os Mandados de Pagamento, pois os honorários são a renda do advogado. Por conseguinte, pergunta-se como o advogado está sobrevivendo sem o seu “salário”, por 50 dias? Principalmente aquele que somente lida com a área cível, fico muito a vontade nessa critica porque tenho familiares serventuários, logo, devo dizer que a GREVE tem deixado muito advogado passando privações alimentares, principalmente àqueles que não fazem parte de grandes escritórios e são autônomos. Portanto, deixo aqui minha solidariedade para com a greve, face as perdas salariais, entretanto, deixo minha critica no sentido que o COMANDO DA GREVE possa emitir os MANDADOS DE PAGAMENTOS, isto é, conscientizar seu contingente, entendo também que deva haver o mutirão para que os processos sejam colocado em ordem. Em relação ao Governo, o mesmo vem quedando inerte aproveita da desinformação do povo, já que o maioria da população não entende como funciona a maquina judiciária e que o Executivo, já deveria ter encontrado uma solução menos prejudicial a população

Digo: Luiz Zveiter.

Rssrio (Advogado Autônomo)

Digo: Luiz Zveiter.

Não estariam os serventuários sendo usados pelo...

Rssrio (Advogado Autônomo)

Não estariam os serventuários sendo usados pelo Des. Sérgio Zveiter (Corregedor-Geral da Justiça; ex-advogado ligado a gestões aneteriores da OAB/RJ), visto que se aproximão as eleições para a direção da OAB/RJ? É um caso a se pensar.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 17/11/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.