Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Fim do estrelato

Juízes são recomendados a não usar nome de operações policiais

Os juízes criminais devem evitar usar os nomes que a Polícia Federal dá para as suas operações. Esta recomendação foi aprovada, nesta terça-feira (4), pelo Conselho Nacional da Justiça. Segundo o presidente do CNJ, o ministro Gilmar Mendes, os nomes devem ser evitados para manter a imparcialidade.

Para ele, em muitos casos, a própria denominação pode propor um caráter de parcialidade. Essas denominações têm "propósitos políticos inequívocos", disse Mendes. Um exemplo citado pelo ministro é a operação Têmis, nome da deusa da Justiça, para denominar uma operação que teve origem no Judiciário de São Paulo. Segundo o ministro, o nome sugeriu que toda a Justiça estivesse envolvida no caso, o que não considera "razoável".

O Conselho aponta que um dos motivos da recomendação é a forma como a mídia generaliza as operações e investigações feitas pela Polícia. A autoria da recomendação é da Corregedoria Nacional de Justiça, que acredita que deve-se respeitar o "princípio da dignidade humana". De acordo com o corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, o objetivo é proteger as investigações e respeito aos direitos individuais.

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Mozart Valadares Pires, apoiou a recomendação do CNJ. “Nós não enxergamos com bons olhos que as operações efetuadas pela Polícia Federal ou pelas polícias civis dos estados sejam denominadas, sob o risco de isso vulgarizá-las ou abrir caminho para injustiças”, declarou.

Revista Consultor Jurídico, 5 de novembro de 2008, 0h00

Comentários de leitores

20 comentários

Gilmar Mendes é já parte do folclore nacional, ...

Frederico Flósculo (Professor Universitário)

Gilmar Mendes é já parte do folclore nacional, o novo imperador do FeBeAPá, merecedor do prêmio Stanislaw Ponte Preta (que criou a série de premiações do FEstival de BEsteiras que Assola o PAís). Viva Gilmar !!! Quem o vai superar ???

Realmente, mais uma vez o Ministro Supremo supe...

Senhora (Serventuário)

Realmente, mais uma vez o Ministro Supremo supera a tudo e a todos com mais uma amostra de sua insanidade e o perigoso desvio de suas funcoes no CNJ/STF. Condenar os criminosos deveria ser a sua principal funcao e nao defende-los a todo custo... Haja paciencia para aturar esse ser na midia todo dia com suas decisoes estapafurdias...

Tardou!!!!!!

Ronaldo dos Santos Costa (Advogado Sócio de Escritório)

Tardou!!!!!!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 13/11/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.