A primeira

Inscrição para vestibular da Facamp termina nesta terça-feira

Autor

3 de novembro de 2008, 17h37

Quem quiser concorrer a uma das 150 vagas do curso de Direito da Faculdades de Campinas (Facamp) tem até a terça-feira (4/11) para se inscrever no vestibular. No Exame de Ordem da OAB paulista, a escola teve 91,5% de seus alunos aprovados. O curso de Direito também ficou em primeiro lugar na avaliação feita pelo Ministério da Educação com base no Enade e IDD (Indicador de Diferenças entre o Esperado e o Observado).

A inscrição pode ser feita no site da Facamp. A taxa de inscrição é R$ 170. O pagamento é feito por boleto impresso pelo próprio candidato. É preciso ter em mãos o CPF e o RG. O manual do candidato também pode ser encontrado no site. A média é de cinco candidatos por vaga

As provas acontecem no dia 8 de novembro. Para o curso de Direito, a prova de Redação tem peso de 50%. Já as perguntas de Matemática valem 20% e as de Ciências Humanas (História e Geografia), 30%. O curso de Direito tem duração de cinco anos.

A primeira turma de bacharéis se formou em 2006. Dos 37 alunos formados pela escola em sua primeira formatura em 2006, nada menos que 33 já estão com a carteira de advogado na mão.

Segundo dados da Facamp, de cada 10 profissionais formados em seus bancos de estudo, nove estão empregados. Além do Direito, a estatística inclui também as outras áreas de ensino da Facamp: Administração, Design, Propaganda e Marketing, Jornalismo, Economia, Engenharia de Produção e Relações internacionais.

Com apenas sete anos de existência, a Facamp é ainda uma criança. Ela é conhecida também como filhote da Unicamp, centro de excelência universitária. O apelido vem do fato de os criadores da escola serem todos ex-professores da Unicamp: os economistas Luiz Gonzaga Belluzzo, João Manoel Cardoso de Mello e Liana Aureliano. Os dois primeiros são também bacharéis em Direito. No currículo dos três, além de passagens pela administração pública federal e estadual, está a participação no processo de criação da própria Unicamp.

A faculdade está localizada em uma área de 100 mil metros quadrados, entre os campi da Unicamp e da PUC-Campinas. Todos os cursos são em período integral. Dos 49 professores que compõem o corpo docente do Direito, 22 são mestres e 14 doutores. Há ainda nove mestrandos e dois doutorandos.

Língua portuguesa e inglesa são disciplinas obrigatórias em todos os semestres do curso. A Faculdade de Direito oferece ainda como optativo o espanhol e em paralelo o aprendizado de outros idiomas, como alemão e mandarim. Também faz parte do currículo disciplinas como filosofia, ciências políticas, sociologia e economia.

Outra peculiaridade são as oficinas de trabalho, aulas práticas que permitem ao aluno elaborar peças jurídicas desde o primeiro ano do curso. Enquanto o currículo reformulado da USP, oferece um curso com 2.600 horas/aula, o da Facamp tem 7.300 horas/aula. A mensalidade, em qualquer um dos cursos da Facamp, é de R$ 1.648.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!