Trâmite sem papel

Processo administrativo será digital na Justiça Federal do Rio

Autor

23 de março de 2008, 10h29

Algumas rotinas administrativas da Justiça Federal do Rio de Janeiro serão processadas eletronicamente. Desde o início de março, cinco espécies de memorandos e um formulário, amplamente utilizados pelas seções de Lotação e Cadastro, vinculadas à Subsecretaria de Recursos Humanos, não existem mais no papel.

A Seção Judiciária do Rio informou que os documentos saem do setor onde foram gerados diretamente para o órgão que vai processá-los. A Justiça Federal garante que os documentos digitais terão autenticidade e integridade, pois contam com a assinatura digital, disponibilizada aos magistrados e servidores com funções gerenciais (diretores, coordenadores e supervisores).

Os atos são realizados no Siga-Ex, sistema comum da Justiça Federal da 2ª Região (Rio e Espírito Santo). Já o certificado digital, o CERT-JUS Institucional, é emitido pela Caixa Econômica Federal. Para executar a assinatura digital, os juízes e os gerentes recebem um dispositivo denominado token, semelhante a um pendrive, e uma senha.

Para a diretora da Subsecretaria de Recursos Humanos da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, Regina Helena Moreira Faria, e para o supervisor da Subsecretaria de Informática, juiz Alexandre Libonati de Abreu, o sistema permitirá maior rapidez na tramitação dos documentos. “A tramitação eletrônica permitirá ganhos na celeridade, mas também na documentação e localização desburocratizada de requerimentos” afirmou Libonati.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!