Bacharel fantasma

OAB pede à Polícia Federal lista de diplomas falsos de Direito

Autor

20 de março de 2008, 19h20

O presidente em exercício da OAB, Vladimir Rossi Lourenço, enviou nesta quinta-feira (20/3) ofício ao diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, para solicitar listagem com a indicação dos diplomas de cursos de Direito eventualmente identificados na Operação Cola. A intenção “é tomar medidas cabíveis no âmbito da entidade”.

A operação, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira (14/3), foi feita para coibir a venda de diplomas universitários falsos pela internet. A PF prendeu um suspeito de liderar o esquema. Tiago Francisco Vieira Pereira é acusado de fabricar os diplomas falsos a pedido de clientes e distribuí-los pela internet. A operação foi deflagrada em 14 estados.

Na ocasião, a PF informou que, com o acusado, foi apreendida grande quantidade de material para a fabricação dos diplomas. Entre os diplomas constam os de Medicina, Fisioterapia, Direito, Enfermagem, Engenharia, entre outros.

Os diplomas falsos eram vendidos a preço médio de R$ 1,8 mil cada, a diversos clientes, em todo o país, que os solicitavam num fórum de discussão na web.

Leia íntegra do ofício

Ilustre Diretor-Geral.

Reporto-me à bem-sucedida “Operação Cola”, recentemente deflagrada pela Polícia Federal, que desmantelou o esquema de venda de diplomas universitários falsos pela internet, ao tempo em que, formulando congratulações, solicito a V.Exª o encaminhamento, ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, de listagem com a indicação dos diplomas de cursos de Direito eventualmente identificados na referida ação, para a adoção das providências cabíveis no âmbito desta Entidade.

Colho o ensejo para renovar os protestos de elevada estima e distinta consideração.

Vladimir Rossi Lourenço

Presidente em exercício da OAB nacional

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!