Apoio presidencial

Governo quer que Ellen Gracie ocupe vaga na Corte de Haia

Autor

15 de março de 2008, 10h55

O jornal O Estado de S.Paulo informa que a ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal, em reunião com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, respondeu a uma sondagem do presidente da República dizendo que se “sentiria honrada” com a indicação para a vaga na Corte de Haia.

O juiz e ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Antônio Cançado Trindade, já foi indicado (Clique aqui para ler a reportagem). Pelas regras, Ellen Gracie somente pode ser indicada se ele desistir da candidatura. Isso porque somente um brasileiro pode ser indicado. O prazo para as indicações à Corte vai até agosto. Ellen será substituída na presidência do Supremo pelo ministro Gilmar Mendes em abril.

De acordo com a reportagem, Ellen Gracie tem uma vantagem sobre Cançado. Conta com a simpatia do governo dos Estados Unidos, onde ela morou e estudou. Ela foi bolsista da Fundação Fulbright, entre 1991 e 1992, com vinculação acadêmica à American University, Washington D.C. School of Public Affairs. Foi também jurista em Residência junto à Law Library of Congress.

Ellen tem, ainda, apoios explícitos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do ex-ministro Celso Lafer (Relações Exteriores). O próprio Lula também tem preferência pelo nome da ministra, entre outros motivos porque isso lhe daria o direito de indicar mais um nome para o STF, o oitavo juiz em um plenário que é formado por 11 ministros.

Para o Itamaraty, a campanha de Trindade é mais simples por dois motivos: primeiro, ele já está fazendo o corpo-a-corpo para obter votos; em segundo lugar, porque uma derrota não significará uma grande perda para o governo, pois alguns dizem que esta é uma candidatura mais pessoal do que de governo. Com a ministra Ellen como candidata patrocinada pelo Planalto, o Itamaraty teria de fazer uma campanha obrigatoriamente vitoriosa.

Texto alterado para correção e acréscimo de informações às 20h

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!