Bastidores das provas

Acusações de chantagens e fraudes agitam a OAB-DF

Autor

10 de março de 2008, 21h08

As acusações de fraudes no Exame de Ordem da seccional do Distrito Federal da OAB ganharam novos contornos. O jornal Correio Braziliense divulgou, no final de semana, que uma ex-funcionária da seccional, que foi responsável pela organização do Exame, estaria sendo intimidada por advogados para incriminar o advogado Paulo Roberto Thompson Flores, afastado há três meses da vice-presidência da OAB-DF por causa das denúncias de fraude na aplicação das provas.

A ex-funcionária, Janaína Fernandes Faustino, que até então era acusada de participar da fraude, aparece agora como vítima de um inquérito aberto pela Polícia, conta o Correio. O jornal conta que foram gravados, pela Polícia, dois encontros de Janaína com os advogados Guilherme Castelo Branco, Luis Freitas Pires de Sabóia e Ulysses Borges de Resende. Eles teriam tentado convencer a ex-secretária de Thompson e da OAB-DF a prestar depoimento no Ministério Público Federal contra o ex-chefe.

Os advogados Luiz Sabóia, Guilherme Castelo Branco e Ulysses Borges se defenderam das acusações. Para eles, a tentativa de flagrante foi armada por Janaína e Thompson. A OAB-DF pediu e obteve da Polícia cópia das gravações dos encontros. O material foi entregue para o presidente da OAB Nacional, Cezar Britto.

Histórico

As fraudes nos exames de Ordem da OAB-DF começaram a ser investigadas no início do ano passado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. Um perito contratado pela própria OAB-DF descobriu fraudes nos exames. Depoimentos prestados na PF e no Ministério Público Federal também revelaram parte do esquema. Dois candidatos afirmaram terem sido procurados por um colega de curso para participar do esquema fraudulento. Cada um pagaria R$ 20 mil pela aprovação.

O ex-presidente da Comissão de Exame e ex-vice-presidente da OAB-DF Paulo Thompson Flores foi acusado de participar a da fraude por ter participado da organização do concurso em que concorreu o filho dele, Leonardo Henkes Thompson Flores. Por isso, foi afastado da Comissão e, mais tarde, pediu afastamento da vice-presidência da Ordem.

Veja nota da OAB-DF

NOTA DA DIRETORIA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

SECCIONAL DO DISTRITO FEDERAL

A Diretoria da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil reuniu-se hoje, extraordinariamente, para analisar os fatos relatados em matéria publicada no Correio Braziliense.

Diante da extrema gravidade do que foi divulgado pelo jornal e havendo indícios da prática de crimes e violação das normas éticas, a Diretoria decidiu reiterar à Polícia Civil do Distrito Federal pedido feito ontem para que forneça à OAB-DF cópia integral do material por ela gravado e que deu origem à matéria.

De posse da íntegra da gravação, a Diretoria convocará o Conselho Seccional para conhecê-la e decidir sobre eventuais medidas a serem adotadas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!