Conflito em discussão

Reunião na OAB-SP na sexta discute crise na América Latina

Autor

6 de março de 2008, 0h01

Em reunião extraordinária, marcada para sexta-feira (7/2), às 15h30, em São Paulo, o Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem) vai discutir a crise entre a Colômbia, o Equador e a Venezuela, deflagrada com a morte do subcomandante das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Raul Reyes.

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, propôs a primeira reunião extraordinária do Conselho, desde que foi criado. A idéia foi acolhida pelo presidente do Coadem, o advogado brasileiro Sérgio Ferraz.

O Coadem foi criado em abril de 1993 e aglutina os Colégios de Advogados da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. São membros observadores os Colégios da Colômbia, Equador e Guiana. O objetivo principal é a promoção da defesa da ordem jurídica, do Estado Democrático de Direito e dos direitos humanos, entre outras ações.

A entidade visa também o auxílio no desenvolvimento das legislações nacionais. A intenção é harmonizar as normas jurídicas e a participação ativa na construção do direito comunitário do Mercosul.

Confirmaram participação no debate, os principais representantes dos países integrantes, inclusive os da Colômbia e do Equador. A Venezuela não integra o Coadem. A reunião ocorrerá na sede da OAB de São Paulo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!