Cenas da realidade

Advogados assistem Tropa de Elite e debatem segurança

Autor

6 de março de 2008, 0h01

Quase cinco meses depois de sua estréia nos cinemas, o filme Tropa de Elite, que aborda temas como corrupção policial e desigualdade social, continua a ser debatido. O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) vai promover, na próxima terça-feira (11/3), no Rio de Janeiro, uma nova forma de debate na entidade, utilizando filmes nacionais e estrangeiros para discutir temas atuais.

No primeiro encontro, o filme escolhido foi Tropa de Elite. Após a sessão do filme, especialistas na área de segurança irão debater “Tropa de Elite: Limites da ação do Estado”. Segundo a presidente do IAB, Maria Adélia Campelo, o projeto pretende discutir um tema de ordem civil sob o ponto de vista dos advogados.

“Acreditamos que será um momento ímpar na história do IAB. Trazer a discussão de grandes problemas sociais para mais próximo de estudantes e profissionais do Direito, foi uma forma que encontramos de colaborar na resolução efetiva de temas como a violência em nosso país”, afirma Campelo.

O debate é organizado por Marcos Cilos e será presidido pela vice-presidente do IAB, Kátia Tavares. Entre os convidados estão o antropólogo Rubem Cesar Fernandes, o sociólogo Antônio Rangel Bandeira, a advogada e professora Ester Kosovski e o coronel Vidal da Silveira Barros. O debate será mediado pelo advogado e cientista político, Nelson Paes Leme.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas através do site www.iabnacional.org.br

Serviço

Debate: Tropa de Elite: Limites da ação do Estado

Dia: 11 de março (terça-feira)

Local: Plenário Ministro Evandro Lins e Silva, na sede da OAB-RJ (Av. Marechal Câmara, 150, 4º andar)

Horário: das 9h às 13h

Confira os temas do debate:

1) Política de Segurança Pública; Lei e Ordem x Garantismo Penal; Política de enfrentamento: Violência x Violência; Direitos Humanos x Segurança.

2) Corrupção Policial; Tráfico; Política Salarial (Soldos).

3) Glamourização da violência e sua legitimação.

4) Exibição do filme Tropa de Elite, de José Padilha.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!