Consultor Jurídico

Comentários de leitores

33 comentários

Não entendo. Uns não doam orgãos de pessoas mor...

Bira (Industrial)

Não entendo. Uns não doam orgãos de pessoas mortas e outros definem vida como concepção entre dois organismos celulares. Pessoas complexas demais ou jogo de interesses?

Começamos ganhando: Brito e Helen Grace já vota...

Habib Tamer Badião (Professor Universitário)

Começamos ganhando: Brito e Helen Grace já votaram a favor... É preciso lembrar a comunidade forense que o manuseio será de embriões congelados há mais de cinco anos...portanto, constituem material de pesquisa.

O fundamentalismo religioso estava subindo no t...

Ramiro. (Advogado Autônomo - Criminal)

O fundamentalismo religioso estava subindo no telhado, até um pedido de vistas, que pode ser um jeitinho de sumir com o processo de vista. Quanto tempo o Ministro que pediu vistas precisará?

Como disse o colega, masturbação será genocídio...

caiçara (Advogado Autônomo)

Como disse o colega, masturbação será genocídio e menstruação será proibida. Aliás já imagino um codicilo nos termos: deixo tal apartamento para o conteúde de minhas entranhas, ou para a menstruação de minha mulher....

Entreouvido num trem: dois evangélicos discutia...

Ampueiro Potiguar (Advogado Sócio de Escritório)

Entreouvido num trem: dois evangélicos discutiam sobre a possibilidade da terra girar. Chegaram à seguinte conclusão: se a terra girasse, como o trem poderia esárt ali. É dessa ignorância que prospera a religiosidade. Quando na verdade a verdadeira religiosidade está em ser solidário com o outro. Por falar nisso, uma evangélica pedia emprego para seu filho. A outra explicou que na fábrica do "irmão" não havia vagas, Por via das dúvidas recomendou: manda ele ir lá na segunda (feira): vou pedir ao "irmão" para despedir um herege.

A História de Ciência é a história da superação...

Ampueiro Potiguar (Advogado Sócio de Escritório)

A História de Ciência é a história da superação (individual) dos sofrimentos humanos. Quando usada para o bem. É lamentável que sentimentos religiosos, católicos e protestantes, tentem, ainda,evitar o progresso científico. Por eles, a terra ainda seria o centro do universo. Essa questão remonta, literalmente, às imagens perfeitas que viriam dar vida aos seres imperfeitos, aqueles que estavam na Caverna de Platão. Aquelas imagens animariam os corpos. Estes, segundo o grande filósofo, recebia uma "cópia" de uma perfeição pré-existente. Vã perfeição: até agora, para rimar, a humaninade está, cada vez mais, à beira da mutilação. Seja pelo egoismo, por causas naturais ou biológicas. Quanto à vida "em si", a Igreja Católica ainda entende que quanto mais pessoas pobres, mais seu rebanho aumentará. Esse rebanho mingua. A pobreza impede que pratiquem a religião. Eles migram para o protestatismo de resultados materiais: quanto mais dinheiro, mais perto do céu estarão. Eles estão quietinhos.Embora mais radicais que os católicas em face dos dogmas bíblicos. Deixaram o desgaste para a Igreja Católica.A Constituição apenas promete proteção. Haja vista que não protege sequer os que estão aí. Imaginem os nascituros? Nascituros protegidos são os de abastados, que deixam herança. Nascituro de pobre será o herege ou endiabrado de amanhã. Vejam a quantidade de rejeitados e pensem em quantos nascituros nasceram mutilados, pelo menos mentalmente.Com ou sem constituição, a Ciência progredirá.

A busca da possibilidade de viver com saúde e a...

PAULO FRANCIS (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

A busca da possibilidade de viver com saúde e algo de essencial ao ser humano. Não se vai tirar a vida de ninguém como afirmam alguns, sem argumentos maiores.

DESCULPEM MINHA IGNORÂNCIA... SE A AÇÃO FOR ...

silva (Advogado Assalariado)

DESCULPEM MINHA IGNORÂNCIA... SE A AÇÃO FOR JULGADA PROCEDENTE, MASTURBAÇÃO VAI SER CONSIDERADA GENOCÍDIO?????

Sou cristão ; especificamente, Kardecista. Se D...

acdinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)

Sou cristão ; especificamente, Kardecista. Se Deus nos deu o mal, pelo trato que fizemos antes da reencarnação, está nos dando, agora, meios científicos para, pelos nossos méritos, repará-lo. Alguém já viu raciocínio mais cristão, simples e objetivo ? acdinamarco@aasp.org.br

Se dependesse dos fundamentalistas cristãos, co...

Mauri (Funcionário público)

Se dependesse dos fundamentalistas cristãos, como os que escrevem nesse espaço, não teríamos, entre outros avanços, nem luz elétrica, já que na época foi considerado heresia querer controlar uma "genuína" demonstração da ira de deus. Assino embaixo do comentário que afirmou que religião é INDIVIDUAL, portanto se querem uma ditadura religiosa, procurem outro país, porque o nosso é LAICO! Não aceito que me imponham regras baseadas em conceitos religiosos. Tenho certeza que se estivessem em uma cadeira de rodas, esses fundamentalistas pensariam diferente.

Falta de argumentos racionais e inteligentes ac...

Armando do Prado (Professor)

Falta de argumentos racionais e inteligentes aciona imediatamente as ofensas em certos cérebros. O que se discute aqui não é cura ou milagre, mas a liberdade da ciência continuar suas pesquisas independente dos dogmas da igreja, seja ela qual for.

Pois é, tem gente que come ovo galado achando q...

caiçara (Advogado Autônomo)

Pois é, tem gente que come ovo galado achando que está comendo frango. E olha que o ovo nem tem que estar "dentro da galinha" para ser viável. O que nos difere de "um pedaço de picanha tomando choques elétricos" é que o ser humano vivo possui um sistema nervoso atuante, primitivo que seja, mas o possui, assim, aquilo que não possui sequer um resquício de sistema nervoso ou tecido medular não é ser humano, é apenas TECIDO humano "vivo". (irrigado de sangue e oxigênio, como uma unha ou um prepúcio) Já sei, alguns vão citar a "menina anencéfala", mas ela possui tecido nervoso, primitivo, tanto que respira e se movimenta sem ajuda de aparelhos, o que a mesma não possui é justamente a parte "superior" do cérebro (em termos leigos). Se possui um cérebro, mesmo que "primitivo", então é vida. A discussão aqui não é sobre isso, mas sobre um "amontoado de células" sem qualquer conjunto nervoso e que está congelado anos a fio. (aliás, contra-argumentando, se já é vida para alguns, então é justo condená-la a dezenas de anos em uma prisão sem luz, congelada?) Se já permitimos o transplante de tecidos e órgãos, por que evitar o avanço nas pesquisas e a melhoria da qualidade de vida? Em tempo: àqueles que duvidam dos avanços genéticos da pesquisa com células tronco basta que observem que no esporte olímpico já se fala até no dopping genético, pessoas criadas geneticamente para ganhar determinados esportes. Se até isso jé é possivel, quem pode negar que logo será possível clonar um fígado para transplante sem risco de rejeição, ou reconstituir tecido nervoso em acidentados para ou tetraplégicos?

Rá, rá, rá. Eu vou esperar sentado os fantástic...

fernandojr (Advogado Autônomo - Civil)

Rá, rá, rá. Eu vou esperar sentado os fantásticos resultados da pesquisa com células embrionárias. Os estultos imaginam um novo "fiat lux" que varrerá, para sempre, todas as mazelas físicas e psíquicas da humanidade. É, como diria Chesterton, o problema daqueles que não acreditam em Deus não é que não acreditem em nada, mas que acreditam em tudo, em qualquer bobagem. E só para lembrar os tontos de plantão: todos nós, em algum momento, fomos embriões.

Infelizmente já é público e notório que o Minis...

caiçara (Advogado Autônomo)

Infelizmente já é público e notório que o Ministro Direito "sairá pela esquerda", pedindo vistas apenas para evitar que sua convicção religiosa seja contestada em plena quaresma. (ainda que estejamos em um estado laico) Mas não se preocupem, afinal, se algum dos Senhores Ministros, no decorrer de tal vista, tiver a infelicidade de ter parente que necessite de um tratamento salvador fundamentado na pesquisa de células tronco embrionárias, certamente viajará o mais rápido possível para Israel, ou Inglaterra, em busca da cura advinda da pesquisa que aqui sonega a Suprema Corte por medo ou pura ignorância. Enquanto isso, para o povão brasileiro tem que ser o destino "divino" mesmo. Se tem câncer é porque Deus quiz! Se teve acidente é porque mereceu (mais ou menos o que disse um juiz aqui em artigo tempos atrás). O povão tem que carregar sua cruz, enquanto os "nobres" beberão do cálice divino da ciência em outras paradas. "Crescei e multiplicai-vos" disse o Senhor. Quando ele disse "crescei" alguns devem ter entendido que éra só em estatura física...

Fanático, em latim significa aquele que era pos...

Armando do Prado (Professor)

Fanático, em latim significa aquele que era possído pelo deus. Daí, fanatismo é cega obediência , zelo excessivo, até virar violência, que pode ser até intelectual. A primeira conseqüência do fanatismo é o sectarismo, que torna o homem escravo de dogmas. O fanático é conduzido pela intolerância, utilizando inclusive a crueldade para atingir seus objetivos. Exemplos: a inquisição outrora, e os fanáticos que dirigem os EUA, hoje

Armando do Prado (Professor - - ), Gostaria qu...

Sergio Battilani (Advogado Autônomo)

Armando do Prado (Professor - - ), Gostaria que esclarecesse a utilização do termo "fanáticos" em seu texto de "10:03". E qual sua cátedra.

Armando do Prado (Professor - - ), Gostaria qu...

Sergio Battilani (Advogado Autônomo)

Armando do Prado (Professor - - ), Gostaria que esclarecesse a utilização do termo "fanáticos" em seu último texto. E qual sua cátedra.

Provavelmente, não ocorrerá o julgamento, pois ...

Armando do Prado (Professor)

Provavelmente, não ocorrerá o julgamento, pois o "católico fervoroso" (melhor seria dizer, fanático sem eira e beira) ministro Direito, pediu vista, claro como maneira de empurrar com a barriga e evitar decisão favorável à ciência (leia-se à luz).

É fácil criticar a conduta de quem, defendendo ...

Marcos (Advogado Autônomo)

É fácil criticar a conduta de quem, defendendo dogmas religiosos, procura modificar, pelas vias legais, o Direito. Dificil é encontrar alguém que, criticando esses religiosos, faça alguma coisa para minorar as mazelas da sociedade. Seria o caso de nos perguntarmos o que temos feito para tornar mais dignas "as vidas jogadas nas ruas, miseráveis e sem perspectiva". Falar é fácil...

Esse Fonteles é o próprio fundamentalista ambul...

Armando do Prado (Professor)

Esse Fonteles é o próprio fundamentalista ambulante: medieval e extemporâneo. A ciência avança apesar dos Fonteles da vida. O que esses fundamentalistas deveriam cuidar e se preocupar é com as vidas jogadas nas ruas, miseráveis e sem perspectiva. Em S.Paulo, no seu centro por exemplo, perambulam centenas de crianças largadas, todas vivas, e carentes de apoio de qualquer um, inclusive de fanáticos que falam em "vida" em embriões.

Comentar

Comentários encerrados em 12/03/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.