Reflorestamento público

Governo anuncia empréstimo para quem desmatou Amazônia

Autor

30 de maio de 2008, 19h07

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou que vai liberar R$ 1 bilhão para o reflorestamento da Amazônia Legal. Serão empréstimos a juros de 4% ao ano para os que desmataram além do limite permitido pela legislação e agora são obrigados a recompor a floresta. As informações são da Agência Brasil.

“Uma coisa é você obrigar, outra coisa é você dar meios para, essa é a verdadeira questão. É uma obrigação legal, mas agora os recursos vão garantir que ela seja cumprida. É o cumpra-se da reserva legal”, tentou justificar Minc, ao discursar durante o 1° Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

De acordo com Minc, o financiamento anunciado nesta sexta-feira (30/5) está incluído na Medida Provisória 432, que trata da renegociação da dívida agrícola.

O ministro anunciou outra medida que vai beneficiar quem desmatou ilegalmente a floresta: o Ministério do Meio Ambiente vai garantir recursos para a regularização fundiária de propriedades rurais na Amazônia.

“Vamos fazer essa regularização coletiva, não um por um. O MMA vai dar 30% dos recursos para acelerar a regularização ambiental daqueles que queiram realmente se regularizar”, adiantou.

Ao listar o que chamou de “boas notícias” para a Amazônia, Minc também citou a garantia de preços mínimos para os produtos extrativistas. “Os produtos agrícolas, como arroz, feijão, sempre tiveram preço mínimo; os produtos florestais não tinham essa garantia. Desde anteontem [data de publicação da MP], têm”, disse Carlos Minc.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!