Direitos sociais

Congresso discute novos conceitos no Direito do Trabalho

Autor

30 de maio de 2008, 0h04

As propostas de reformas trabalhistas apresentadas nos últimos anos deverão ser objeto de reflexões durante o Congresso Brasileiro das Carreiras Jurídicas de Estado, que acontece no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), de 10 a 13 de junho. Este é o tema da oficina temática “Direito do Trabalho, Flexibilização e Contemporaneidade”, coordenada pelo mestre em Direito Cláudio Santos Silva. A programação do Congresso contará com 20 oficinas temáticas.

Segundo Cláudio Santos, que é titular da Comissão de Direitos Sociais da OAB-DF, também poderá ser analisada a possibilidade de negociação coletiva no serviço público, como elemento de composição do conflito coletivo. A oficina abordará ainda temas como terceirização e contratação de empregados pela administração pública, contextualizados, respectivamente, nas Súmulas 331 e 363 do Tribunal Superior do Trabalho.

“Devemos conduzir esses debates sob o enfoque da qualidade dos serviços públicos prestados pelo Estado e da responsabilidade da administração pública em arcar com direitos da relação de emprego, tendo em vista uma interpretação normativa que leve em consideração a efetividade das regras e dos princípios constitucionais”, disse.

Sobre a contemporaneidade, o coordenador da oficina, que também é diretor de Direitos Coletivos da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, afirmou que o tema remete à discussão sobre o processo de globalização e as suas repercussões no mundo do trabalho.

“Em um cenário internacional, em que cada vez mais se afirma a preponderância dos direitos fundamentais, o direito coletivo e individual do trabalho deve assegurar o respeito à dignidade do trabalhador, sobretudo tendo em vista as várias tentativas de reforma da legislação trabalhista”, observou.

Clique aqui para ler a programação completa do Congresso Brasileiro das Carreiras Jurídicas de Estado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!