Altos e baixos

Exame de Ordem em SP aprova 22% na primeira fase

Autor

28 de maio de 2008, 0h01

A seccional paulista da OAB divulgou nesta terça-feira (27/5) o resultado da primeira fase do Exame de Ordem 135: 4.089 candidatos foram habilitados para a segunda fase do Exame — o que corresponde a 22,7% dos inscritos — marcada para o dia 15 de junho.

No total, se inscreveram 18.871 bacharéis em Direito, com um índice de abstenção nesta fase de 5,1% (955 ausências registradas). O exame foi aplicado em todo o estado no dia 18 de maio.

Para o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-SP, Braz Martins Neto, o índice é ruim, principalmente se comparado ao Exame 134, que aprovou na primeira fase 45,4% dos candidatos. “Este resultado demonstra que estamos num patamar inconstante de altos e baixos índices de aprovação, a evidenciar que os cursos de Direito não estão cumprindo sua missão de preparar adequadamente os bacharéis. Ressalta, também, a necessidade do Exame de Ordem para avaliar o profissional que chega ao mercado de trabalho”.

Na avaliação do presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, o índice de reprovação é significativo e mostra a importância do exame: “O Exame de Ordem precisa continuar, porque através dele estamos pressionando os cursos a buscar grau de excelência na qualidade de ensino em proveito não só da advocacia, mas do jurisdicionado e da cidadania”.

Os candidatos que quiserem recorrer devem acessar, a partir desta quarta-feira (28/5) o site da entidade ou site da Cespe e seguir as instruções. O prazo é de três dias, a partir da divulgação do resultado, para formalizar seu recurso.

A lista dos habilitados para a segunda fase também pode ser consultada no site da OAB-SP ou do Cespe.

A prova da segunda fase consiste em Prova Prático-Profissional, dotada de duas partes distintas: a) redação de peça profissional, privativa de Advogado; e b) cinco questões práticas, sob a forma de situações-problema. Tanto a peça profissional como as questões práticas versam sobre a área escolhida pelo candidato na ficha de inscrição.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!