Consultor Jurídico

Comentários de leitores

8 comentários

medida acertada no tempo. acredito que para...

Zinaldo Costa Ferreira (Advogado Autônomo)

medida acertada no tempo. acredito que para advogados que militam debaixo da linha do equador, africa, zonas aridas deveria ser banido o proprio terno. Isso é pura enfadonho. Aqui em Barcarena(Norte do Brasil) , quando transito com terno fica impossivel, usa-lo, devido o sol apino. Cisa ridicula. Certo modismo ja chegou ao final de seu tempo. É claro sempre respeitado a vestima digna.

Não, absolutamente, não. Na verdade, as pessoas...

Republicano (Professor)

Não, absolutamente, não. Na verdade, as pessoas querem a formalidade, a vestimenta, o mito, o resto é bobagem. Imagine um padre sem suas vestes de formalidade, ou mesmo um pastor de camiseta? Esse negócio de que tal não faz diferença e o que importa é a "capacidade" e inteligência é lorota de quem, na certa, gostaria de envergar a toga de julgador.

Gosto muito de usar beca no Tribunal do Júri, m...

Paulo Henrique M. de Oliveira - Criminalista (Advogado Autônomo - Criminal)

Gosto muito de usar beca no Tribunal do Júri, mas não posso deixar de dar razão a quem a considera excessivamente formal e, pior, reveladora da intenção de seu usuário de pensar-se acima dos outros. Ademais, como também se comentou aqui, o nosso clima sugere vestimentas mais leves, conquanto igualmente respeitosas. PAULO HENRIQUE MARTINS DE OLIVEIRA OAB/SP-78.747

Em um país cheio de desigualdades sociais, como...

Vitor Guglinski (Advogado Autônomo - Consumidor)

Em um país cheio de desigualdades sociais, como o Brasil, não há nada mais pedante do que a manutenção das vestes talares. Como assessor de juiz, noto que a maioria dos jurisdicionados, na verdade, se sente acanhada até mesmo ao se dirigir ao juiz nas audiências. Existem vestimentas mais informais, mas não menos respeitosas, que mais se adequam à realidade social do nosso país.

As vestes talares têm como única função diferen...

Mauricio_ (Outros)

As vestes talares têm como única função diferenciar o profissional do direito dos demais mortais, como se esses fossem inferiores aos primeiros. A Justiça e as Instituições Públicas de um modo geral têm de se aproximar do povo e não se distanciar da população, que é a destinatária e a razão de ser do serviço público. Evidente que ninguém defende um juiz presidindo uma audiência de camiseta regata e calção, mas uma vestimenta sóbria e confortável (adequada ao clima brasileiro) já seria o suficiente. O respeito da população pelos agentes públicos virá muito mais das atitudes do que de suas vestes.

Acho que deveriam, inclusive, acabar com o uso ...

Hugo (Advogado Autônomo)

Acho que deveriam, inclusive, acabar com o uso de paleto e gravata....neste país tropical é um absurdo o uso do terno... José Hugo M Padovani advogado

A única vantagem que vejo é que o uniforme poss...

veritas (Outros)

A única vantagem que vejo é que o uniforme possibilita economizar com a compra de roupa para o trabalho.. Escreveu muito bem e é o que realmente importa !!! "Sou a favor da dispensa absoluta de togas e becas e a favor do atendimento sem burocracia."

Nunca fui a favor de roupas especiais para juíz...

Luiz Guilherme Marques (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Nunca fui a favor de roupas especiais para juízes, advogados, membros do Ministério Público e demais operadores do Direito. No mundo moderno, onde o conteúdo deve prevalecer sobre a forma, não faz sentido pessoas vestirem-se diferentemente para desempenharem um trabalho, que é o de bem atender os cidadãos. Não há justificativa para essas pessoas se trajarem diferentemente dos demais cidadãos quando vão atendê-los. Talvez se tente imitar os sacerdotes, que se vestem com trajes imponentes quando praticam os ofícios religiosos. Sou a favor da dispensa absoluta de togas e becas e a favor do atendimento sem burocracia.

Comentar

Comentários encerrados em 26/05/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.