Consultor Jurídico

Notícias

Espera na linha

Grampo de dois anos rende um minuto de conversa suspeita

Comentários de leitores

  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

42 comentários

João Antônio (Pós-Graduado Direito Penal),Acred...

Shark (Servidor)

João Antônio (Pós-Graduado Direito Penal),Acredito que, infelizmente, em nosso país ainda existe muito resquícios de ditadura militar nas intituições que são responsáveis pela segurança pública do cidadão. Nossa constituição é jovem, vai fazer seu aniversário de 20 anos agora em 05 de outubro, e as idéias que ainda vigoram a respeito de investigação são antigas, e confrontam com o Estado Democrático de Direito. Existe muito poder mal distribuido, e o pior nas mãos de pessoas ou até mesmo de instituições erradas. Já está na hora de se repensar o conceito de autoridade policial e de como as polícias devem trabalhar em suas investigações. As investigações devem ser efetuadas de forma responsável, se atendo somente há aquilo que aconteceu ou que pode vir a acontecer. Fazer juízo de valores de forma irresponsável pode trazer graves consequênicas para os acusados, para a sociedade, e para as instituições do próprio Estado.

É preciso que as pessoas não se esqueçam que pa...

LAURA MARIA (Outros)

É preciso que as pessoas não se esqueçam que pau que dá em chico dá em Francisco. Qualquer um que trabalha com degravação sabe como fazer alguem que pediu uma pizza brotinho mussarela tornar-se um suspeito de pedofilia é só suprimir a palavra pizza e fazer o coitado aparecer na mídia pedindo "um brotinho em casa". O resto é com a vítima e como não existe prova negativa o espionado vai passar o resto da vida para tentar recuperar sua imagem.

O dever de um perito é dizer a verdade; no enta...

Rosângela (Bacharel)

O dever de um perito é dizer a verdade; no entanto, para isso é necessário: primeiro saber encontrá-la e, depois querer dizê-la. O primeiro é um problema científico, o segundo é um problema moral. Parabéns Professor Ricardo Molina, o Senhor preenche todos os requisitos susocitados.

A mó da justiça é lenta mas inexorável, e fora ...

nickname (Advogado Autônomo)

A mó da justiça é lenta mas inexorável, e fora da lei (tanto a substantiva quanto a adjetiva) não há salvação. Me parece serem estas as ilações possiveis de serem extraídas de todos este episódios mais recentes, combinadas com o norte apontado pelo Min. Gilmar Mendes em seu discurso de posse. Vou repetir o que disse um comentarista aqui: Arbitrários, tremei. É chegada a vossa hora. Tina - advogada.

Ia me esquecendo, há de um lado as viúvas do Du...

Ramiro. (Advogado Autônomo)

Ia me esquecendo, há de um lado as viúvas do Duce e dos métodos de Filinto Müller contemporâneos ao CP e CPP, enquanto do outro lado as viúvas de Mao, de Stalin, e até de Pol Pot. E ciência de verdade incomoda. Não dá para dizer que não há provas, quando a mesma prova pode ser analisada em qualquer lugar do mundo e mostrar as escatologias que se fazem em Pindorama. Logo o negócio é transcrever, acusar e eliminar as provas para não haver qualquer possibilidade de revisão pericial, de reanálise científica em país de primeiro mundo do material. Assim satisfas-se as carpideiras viúvas dos citados "grandes líderes". Todos pensavam do mesmo modo que a PF parece pensar hoje.

Como tem gente que nem se dá ao trabalho de ir ...

Ramiro. (Advogado Autônomo)

Como tem gente que nem se dá ao trabalho de ir ver se tem algo a respeito na Internet e fica falando asneira para desqualificar um Perito. É só ir num site em português e ver que perícia fonética não é brinquedo para beócios... Problema do nosso país se não há programas de pós-graduação treinando gente qualificada para o trabalho, visto que exige-se muitas habilidades. http://www.peritocriminal.com.br/fforense.htm 5 – QUALIFICAÇÃO DOS PERITOS 5.1 – Verificação de Locutor e de Edição Os profissionais aptos a realizar exames periciais de Verificação de Locutor e Verificação de Edição devem deter, no mínimo, conhecimentos em: Processamento Digital de Sinais; Física Acústica; Fonética Articulatória; Fonética Acústica; Fonologia do Português. A propósito o Capitão Virgulino quando deixou de ser útil cortaram-lhe a cabeça. Mas parece que a PF e o MPF já foram lobotomizados e ainda não avisaram, visto a qualidade das "provas" com que sustentam inquéritos, processos e ainda conseguem prisões. Quem só sabe Direito nem direito sabe.

Breve breve teremos uma horda de "Lampiões" faz...

toca (Professor)

Breve breve teremos uma horda de "Lampiões" fazendo Justiça com as próprias mãos, já que esta nos é negada pelo Estado, através do falido Poder Judiciário. Que lástima!

Justiçaviva, tenho pena dos seus clientes. Se o...

senhora do destino (Advogado Assalariado)

Justiçaviva, tenho pena dos seus clientes. Se o senhor realmente pensa que pelo fato de um profissional ser contratado pela parte ele deva ser corrupto, e fazer exatamente o que o cliente quer porque "está pagano", então o senhor jamais teve contato com algum perito de verdade. Tão pouco algum dia consultou algum jurista de nomeada para elaborar parecer sobre alguma matéria. Se tivesse essa experiência não diria o que disse. Falou sem conhecimento de causa, por isso incidiu em odiosa leviandade. Já tive a oportunidade de consultar peritos e juristas para que elaborassem laudos e pareceres sobre determinadas questões e o resultado não pude aproveitar no processo porque foram contrários aos interesses do meu cliente, e eu, como advogada e representante não poderia fazer prova em favor da parte contrária. O seu ceticismo é próprio dos profissionais, data venia, medíocres. E infelizmente há tantos por aí. Portanto, sugiro que meça as palavras ao se referir a quem não conhece, não sabe como trabalha, não conhece a história profissional, nada. Ah, e mude seu epíteto para ser mais coerente com seus clientes. Adote este que lhe faz mais jus: JustiçaMorta.

Não há qualquer idoneidade nas declarações do P...

JUSTIÇA VIVA (Advogado Autônomo - Criminal)

Não há qualquer idoneidade nas declarações do Perito RICARDO MOLINA, ainda mais em sendo um profissional contratado, única e exclusivamente, para atender aos interesses da parte. Aliás, percebo que o "especialista" em fonêtica pensa que sabe tudo de Direito. Vive dando pitacos! Sinceramente, penso que o país passa por um momento de transição. Que há falhas nas escutas, com certeza, há. Por outro lado, dizer que algum investigado, simplesmente por essas supostas falhas na escuta, é inocente e não cometeu crimes é algo bem diverso. O que esperamos é que a lei seja aplicado com igualdade para todos. Fato é que, em nosso país, quando se prende pessoas de altos escalões dos Poderes ou com relativa capacidade econômica há esse estardalhaço todo. Justiça seja feita, sempre!!!

Imagine se o perito Molina lesse o processo da ...

Paulo (Advogado Associado a Escritório - Criminal)

Imagine se o perito Molina lesse o processo da chamada Operação Planador! Aí sim é que senhores Deputados iriam a loucura com tantas ilegalidades.

Quero deixar registrado neste site toda a minha...

Rosângela (Bacharel)

Quero deixar registrado neste site toda a minha admiração por este brilhante profissional, chamado RICARDO MOLINA DE FIGUEIREDO, que só engrandece esta nação, com o seu profissionalismo, sapiência, ética, dentre tantas outras qualidades. Para mim, o Professor é um exemplo a ser seguido por todos os homens de bem deste país.

O perito Molina não merece crédito, como também...

João (Outros)

O perito Molina não merece crédito, como também não merece crédito esse Congresso que convoca uma figura carimbada no meio forense. Fora com esse artigo, fora com esse Molina, fora com esse COngresso que permite ao STF denotar ato perfeito, acabado.

Quem tiver humildade e apreço pelo aprendizado,...

João Bosco Ferrara (Outros)

Quem tiver humildade e apreço pelo aprendizado, vale a pena ler: http://conjur.estadao.com.br/static/text/66312,1. As pessoas podem ter opiniões fundadas em meras intuições, no nada, ou construí-las sobre os alicerces críticos de todo o conhecimento já adquirido pela humanidade e expresso em muitas obras. Ninguém nasce sabendo. Ao contrário, todos nascemos analfabetos e neófitos. O aprendizado de qualquer disciplina é uma estrada tortuosa, difícil, cheia de espinhos. E é em função deles, ou para escapar aos seus ataques que arranham e machucam, vulneram nossa integridade, física e moral, que colocamos em prática nossa criatividade. Colocadas as coisas deste modo, aconselho a leitura descompromissada e com o espírito aberto de todo aprendiz, do texto cujo link informei acima. Realmente vale a pena perder alguns minutos para absorver tão profunda lição, em vez de ficar aqui ou acolá digladiando sobre uma base frágil e inconsistente. Opiniões, entendimentos etc. devem ser expostas fundamentadamente se aspiram o respeito daqueles para os quais é emitida. Do contrário, será sempre objeto de pilhéria, como acontecia com os bobos da corte no passado.

Embora eu não goste de ficar polemizando, há co...

MUDABRASIL (Outros)

Embora eu não goste de ficar polemizando, há comentaristas que, não contentes em dar sua opinião, querem censurar a alheia. O debate é valido sem se 'fulanizar' a discussão. E ninguém lhe conferiu o cargo de 'ombudsman' ou moderador do site, pelo que eu saiba. Só para terminar, Sr. cegueta, onde eu falei mal ou discuti o currículo do Sr. Molina? Pode procurar em meus comentários, e nada verá. Aliás, e qual seria o currículo do sr . olhomorto????? desconhecido. Vá pingar um colírio e boa tarde.

Mais uma vez emana miasma de "tira de polícia" ...

José R (Advogado Autônomo)

Mais uma vez emana miasma de "tira de polícia" de alguns comentários. Argh!

Como um eterno otimista, procuro ver o lado bom...

Vitor M. (Advogado Associado a Escritório)

Como um eterno otimista, procuro ver o lado bom de tudo. Vejam que, para uma polícia que em 500 anos de história tinha como única forma de investigar o pau de arara, os beliscões de alicate, dentre outras práticas repulsivas ao menos houve uma evolução. Agora, em vez de apenas bater nos outros eles escutam as conversas alheias, quem sabe se em mais 500 anos eles não chegam ao trabalho investigativo de fato?

Fato emblemático e alarmante, que mostra os ten...

Sunda Hufufuur (Advogado Autônomo)

Fato emblemático e alarmante, que mostra os tentáculos inconfessos de um Estado autoritário secundado por um MP acumpliciado desse autoritarismo foi, se verdade for o que li na Conjur, a prisão do advogado Tosto baseada unicamente num simples diálogo entre terceiros. O Dr. Sérgio Niemeyer, em artigo esclarecedor publicado ontem na Conjur que só robustece o a denúncia absurdo ilustrado pelo Molina, deixa bem clara a hipótese excepcionalíssima da autorização da escuta e seu caráter meramente subsidiário para consecução de outras provas e não a escuta em si mesma como prova de algo, e ainda assim só se não houver outros meios, não cabendo sua renovação ad eternum, mas apenas por 30 dias. O que é relatado acima, por exemplo sobre o desembargador Carreira Alvim é só mais um exemplo de como a escuta telefônica tem convertido-se num uso completamente abusivo. Vinganças, retaliações políticas, tudo entra no caldeirão da ilegalidade perpetrada pelo aparelho estatal que, paradoxalmente é ativado pelas mãos dos magistrados. Claro, sempre haverá os idiotas embriagados pelo gregário sentimento de vingança de classe que julgam isto afirmando que agora os poderosos estão sendo presos, que antes não acontecia nada, etc. e juntos com eles os outros imbecis que usam a bandeira do bem comum para empreender esse verdadeiro macartismo telefônico. Não há nem que perder-se tempo com essa gente, geralmente frustrados, porque amiúde são intelectualmente despreparados e só fazem projetar o seu ressentimento social numa via justiceira. O problema real se dá quando a polícia e o MP encarnam esse mesmo espírito ignorante.

CURRÍCULO DE RICARDO MOLINA: doutorado em fonét...

olhovivo (Outros)

CURRÍCULO DE RICARDO MOLINA: doutorado em fonética, professor da Unicamp, dezenas de trabalhos científicos, inclusive no exterior... CURRÍCULO DE LUISMAR: bacharel de sabe-se lá o quê. CURRÍCULO DE MUDABRASIL: não tem. Viva a democracia, onde qualquer um fala o que quer!

E qual a sua cara, Rosângela ou Carlos Eduardo?...

MUDABRASIL (Outros)

E qual a sua cara, Rosângela ou Carlos Eduardo? Uma boa tarde para vocês dois.

10 anos da lei 9296/96 e a vida seguia seu rumo...

Luismar (Bacharel)

10 anos da lei 9296/96 e a vida seguia seu rumo até que poderosos passaram a ser flagrados por interceptações. De repente, tudo mudou! Como diz o MudaBrasil, espera-se que não joguem fora a água suja da bacia junto com o bebê.

  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

Comentar

Comentários encerrados em 22/05/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.