Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Presidente reserva

Cármen Lúcia estréia no TSE e preside sessão de julgamento

A ministra Cármen Lúcia teve uma estréia de gala na Justiça Eleitoral. Na primeira sessão nesta quinta-feira (8/5) como ministra do Tribunal Superior Eleitoral, ela presidiu os trabalhos por alguns minutos no lugar do presidente Carlos Britto.

Nesta quinta, faz exatamente dois anos que a ministra foi convidada pelo presidente Lula para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal. No sábado (10/5), completa dois anos que ela foi indicada para a corte. Agora, ela também é ministra substituta no TSE.

Além de Britto, também não estavam presentes o vice-presidente Joaquim Barbosa e os ministros Ricardo Lewandowski e Eros Grau.

O TSE é composto por sete membros, sendo eles três ministros do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois advogados escolhidos pelo presidente da República. Os ministros do STF e do STJ são eleitos por seus pares.

Segundo o artigo 4º do Regimento Interno do TSE, no caso de impedimento de algum dos ministros titulares e não havendo quorum, será convocado o respectivo substituto, segundo a ordem de antiguidade no TSE. O TSE elege seu presidente e vice-presidente dentre os ministros do STF. O corregedor é um ministro do TSE.

Revista Consultor Jurídico, 9 de maio de 2008, 0h01

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 17/05/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.