Orçamento curto

Presidente do TJ-RO defende autonomia financeira do Judiciário

Autor

2 de maio de 2008, 12h19

A presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, em discurso na Assembléia Legislativa do estado, defendeu o respeito à vida, criticou a violência no campo, agradeceu a homenagem e defendeu a independência financeira dos Poderes. O discurso foi feito durante homenagem ao Poder Judiciário estadual, na última quarta-feira (30/4).

Afirmou, ainda, que “do ponto de vista de sustentabilidade material, o Poder Judiciário deveria ter fonte de receita própria, para atender às suas necessidades”.

A presidente comemorou o fato de a Justiça de Rondônia ter conquistado o posto de mais ágil do país e analisou os reflexos desse reconhecimento na sociedade. “É um orgulho ver a Justiça do estado como a mais ágil do país, sempre valorizando cada tostão que sai do bolso dos nossos cidadãos. O Poder Judiciário de Rondônia tem procurado estar à frente para superar obstáculos. É o Tribunal de Justiça mais dinâmico do país. A participação de todos, servidores e magistrados, foi necessária para a vitória. Contamos com cada servidor, independentemente de função, pois somente com nossa união, alcançamos bons resultados”, disse.

Zelite também falou de desafios. “O principal deles é o de administrar com um orçamento restrito. Este ano já visitamos 15 comarcas do interior do estado para verificar in loco as necessidades de cada local. Na maioria dos fóruns, constatamos péssimas condições físicas e escassez de equipamentos e servidores, levando em conta a crescente demanda que aperta cada uma das localidades. Mas, mesmo que estejamos entre os melhores do país, ainda assim, é preciso melhorar nosso desempenho.”

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!