Atentado no Iraque

Atiradores matam popular juiz iraquiano em emboscada

Autor

29 de junho de 2008, 18h32

O juiz iraquiano Kamel al-Shewaili foi morto em uma emboscada em Bagdá, na quinta-feira (26/6), quando dirigia de volta para casa. Famoso no país, Shewaili era responsável por uma das duas cortes de apelação da capital.

Os atiradores usaram dois carros para bloquear a passagem do juiz, informa a Reuters. Eles atiraram no juiz, que estava só no veículo, e foram embora. Normalmente, juízes iraquianos importantes têm guarda-costas. A polícia e o Supremo Conselho Judiciário não souberam informar se o juiz estava com escolta ou não.

“Ele era um dos melhores juízes do Iraque. Trabalhou nessa área por mais de vinte anos. É muito difícil substituí-lo”, diz Abdul Satar al-Birqadr, porta-voz do Supremo Conselho.

Em janeiro, atiradores mataram o juiz da corte de apelações Amir Jawdat al-Naeib, que também era membro do Supremo Conselho Judiciário, quando ele dirigia para o trabalho pelo oeste de Bagdá.

O Supremo Conselho Judiciário iraquiano é um organismo de supervisão que também nomeia os principais nomes do Poder Judiciário.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!