Divisão de segredo

Globo vai notificar Record por suspeita de concorrência desleal

Autor

27 de junho de 2008, 18h14

A Rede Globo anunciou, na quinta-feira (26/6) por meio de nota, a demissão de um funcionário acusado de transmitir informações sigilosas sobre figurino e cenário para a Record. A empresa vai notificar judicialmente a rival por suspeita de concorrência desleal, de acordo com o colunista do Uol, Ricardo Feltrin. O nome do funcionário demitido não foi revelado.

A Record nega qualquer relação no caso e diz que a Globo “se precipitou” ao envolvê-la na acusação. Desde quinta-feira (26/6), qualquer funcionário da Globo, quando liga o computador, recebe uma mensagem de que o equipamento está sendo monitorado e que o uso incorreto pode acabar em punição. Inclusive em demissão por justa causa. A Rede Record também monitora as ações de seus funcionários em suas dependências, embora não os avise claramente.

O monitoramento de ferramentas e equipamentos corporativos tem respaldo legal. Qualquer empresa pode monitorar o que seus funcionários fazem dentro de suas dependências, inclusive ter acesso ao conteúdo de e-mails, saber quais sites estão sendo visitados ou para onde estão sendo feitas ligações telefônicas.

As emissoras disputam não apenas na programação, mas também nos bastidores, de acordo com Feltrin. Nos últimos cinco anos, utilizando uma grade “espelho” da Globo, a Record cresceu mais de 100% no índice de audiência, enquanto a Globo caiu 20%.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!